terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Prestação de contas e pedido de apoio

Sidney Silveira
Em 2009, o Contra Impugnantes publicou exatos 225 textos, o que dá a média de um escrito a cada 1,6 dia. A “TV” Contra Impugnantes veiculou, ao longo de nove meses, 62 vídeos com trechos de aulas que abordavam algum aspecto do Tomismo, o que nos leva à média de um vídeo a cada 4,3 dias. Em 2008, em sete meses de atividade foram ao todo 164 textos — o que perfaz a média de um texto a cada 1,2 dia.

Revisitando esses textos e vídeos, observo que boa parte da filosofia e da teologia de Santo Tomás de Aquino foi abarcada, analisada, divulgada — em seus mais variados tópicos: metafísica, teodicéia, psicologia, antropologia, lógica, política, ética, moral, gnosiologia, escatologia, artes, economia, história, mística, hagiologia, Magistério da Igreja, história da filosofia, angelologia, etc. Tudo em geral remetido, referido, associado ao liberalismo maçônico que varreu o mundo depois da revolução francesa, e que, no âmbito do pensamento filosófico, encontra a sua fonte distante na decadência da escolástica, a partir de Duns Scot, com o seu voluntarismo desbragado que preanuncia o individualismo propugnado por nossos liberaiszões contemporâneos.

Neste período de um ano e meio, a Sétimo Selo publicou os seus três últimos livros: Atualidade do Tomismo (por sugestão de um amigo), Raimundo Lúlio e As Cruzadas e, com o apoio do Mosteiro da Santa Cruz e do recém-criado Instituto Angelicum, A Candeia Debaixo do Alqueire, do Padre Calderón, ora esgotado. Em breve, virão à luz o Protreptico, de Clemente de Alexandria, e uma obra de São Bernardo contra as heresias de Pedro Abelardo, ambas em edições bilíngües (grego/português e latim/português). Há outros livros "no forno", já traduzidos e com a apresentação pronta, mas para publicá-los precisaríamos de mais recursos.

Alguns cursos presenciais foram ministrados por mim e pelo Nougué, como o que durou quatro meses no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, no Centro do Rio, dois minicursos na Academia Brasileira de Filosofia – ABF, um breve curso de extensão numa Faculdade de Comunicação no Rio de Janeiro e, por fim, outro curso em uma empresa do setor elétrico brasileiro. Há um mês, o Nougué começou um curso de História da Filosofia pela internet, com vários inscritos, e, em breve, eu e outros professores tomistas seguiremos o mesmo caminho, com outras atividades pela internet das quais daremos notícia quando for o momento propício.

Como eu e o Nougué, para ganharmos o nosso suado pão de cada dia, nos dividimos em várias atividades profissionais que nos tomam o melhor do tempo, e ademais estivemos doentes em boa parte desse período (eu extraí um câncer e tornei-me um paciente de risco, graças a um problema cardíaco administrado por alguns remédios, e o Carlos teve tantos problemas de saúde que mais parecia um hospital ambulante, pobre homem), o fato é que precisamos de apoio para continuar prestando este serviço, realizando este apostolado num campo tão necessário, que é o da filosofia. E necessário porque os adversários da Igreja que hoje a infiltram, a parasitam, ou que, mesmo estando fora dela, posam de homens do espírito amantes da tradição eclesiástica, são organizados, têm financiadores (entre os quais se contam banqueiros e maçons), estratégia e fins bem delineados para a sua ação política. Difundem o pior das teorias liberais e, para combatê-los com um mínimo equilíbrio de forças, precisamos de ajuda.

E tal ajuda pode ser ou com a compra de uma maior quantidade de livros da Sétimo Selo, ou então por uma conta bancária do Instituto que, em breve, divulgarei para aqueles que desejarem ser benfeitores deste projeto de resgate do Tomismo e defesa da fé no terreno filosófico-teológico.

Com mais recursos, este trabalho terá muito maior alcance e produzirá frutos em maior quantidade, na forma de livros, cursos, seminários, etc.

Contamos com vocês em 2010.