quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A editora Sétimo Selo

Sidney Silveira
Alguns amigos e conhecidos recentemente manifestaram — pessoalmente e por email — o propósito de ajudar, de alguma maneira, o projeto da pequenina editora Sétimo Selo, cuja linha de publicações é fixa, porque não se amolda aos vaivens ou às oscilações do mercado editorial, razão pela qual não fizemos e jamais faremos pesquisas para saber se há ou não mercado para os livros que ela se propõe publicar. Apenas vamos publicando-os, na medida dos nossos parcos recursos e com a certeza de que o conteúdo de tais livros é um bem inestimável, sobretudo em se tratando do nosso triste Brasil.

Portanto, o sucesso ou o fracasso editorial da Sétimo Selo nós o entregamos a Deus, e a Ele agradeceremos por um ou por outro que vier: pelo improvável sucesso, por saber que terá sido um meio para a consecução de um fim maior, mais elevado: a difusão de bens que são um tesouro de que carecemos deveras, especialmente nos dias atuais; pelo plausível fracasso, para jamais perdermos de vista que os negócios humanos são nada, são “pó sem vento”, como afirma o padre Antônio Vieira num belo sermão.

Esses amigos e conhecidos, talvez tocados pela nobreza dos fins deste pequeno projeto editorial — e dizemos “nobreza dos fins” sem o menor prurido de escrupulosidade, pois sabemos bem a diferença entre a humildade e a falsa modéstia —, querem de alguma maneira ajudar-nos a editar Santo Tomás e outros autores também importantíssimos. Se é assim, aconselho-os: a melhor maneira de fazê-lo é, simplesmente, comprando um livro (um que seja) da Sétimo Selo. Portanto, aos que estão imbuídos desse espírito de ajuda, indicamos a loja virtual da editora, onde se pode comprar pela internet; entregamos em qualquer lugar do Brasil. São eles A Natureza do Bem, de Santo Agostinho, Sobre o Mal, de Santo Tomás, A Inocência do Padre Brown, de Chesterton; Sobre os Anjos (De Substantiis Separatis), de Santo Tomás; e A Política em Aristóteles e Santo Tomás (de Jorge Martínez Barrera).

Adendo do Nougué (ANÚNCIO DE CURSO): Como anunciado em artigo anterior, vamos ministrar uma espécie de “trivium”, com as seguintes matérias: Português, Latim (como subdivisões da Gramática) e Lógica (ficando de fora, pois, a Retórica).

Pois bem, começaremos por volta de março do próximo ano com o curso de Português (vide mais abaixo sua ementa). Será dado como Curso de Pós-graduação lato sensu, com diploma reconhecido pelo MEC, carga horária de 120 horas e mensalidade de cerca de R$ 150,00. A previsão é que seja ministrado em três cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre). Já está completa a turma de São Paulo, e estamos completando agora a do Rio.

Os que se interessarem em fazer o curso no Rio escrevam-me para carlosnougue@hotmail.com. Lembramos que é preciso ter diploma de graduação universitária.
* * *

EMENTA DO CURSO DE PORTUGUÊS

I) Uso e semântica:
1) dos adjetivos e advérbios;
2) dos artigos e pronomes;
3) dos verbos e seus diversos tempos e modos;
4) das preposições e conjunções.

II) As funções sintáticas:
III) Estilística 1:
1) Concordância verbal e nominal e as silepses;
2) Voz passiva sintética e analítica;
3) Colocação dos chamados pronomes átonos;
4) Pontuação.

VI) Estilística 2:
1) Paralelismo sintático;
2) Coordenação e subordinação;
3) Período e parágrafo.

Observação: os diversos itens da ementa poderão ser reordenados de acordo com o desenvolvimento do curso.