sexta-feira, 20 de junho de 2008

A Política em Aristóteles e Santo Tomás

Sidney Silveira
Disponibilizo, a seguir, um pequeno vídeo da palestra de apresentação do livro “A Política em Aristóteles e Santo Tomás”, de Jorge Martínez Barrera, professor de filosofia da PUC de Santiago do Chile e, atualmente, um dos grandes especialistas no tema da política na obra do Aquinate. Com certeza, um trabalho de arrepiar os liberais — artífices históricos da separação, hoje vigente em todo o mundo ocidental, entre o Estado (instância moral, na medida em que visa a bens políticos) e a Igreja (primado espiritual, cujo fim transcende e abarca esses bens políticos, por razões que veremos em outros textos).

O evento aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, em 04/12/2007, e o pedaço de palestra que vocês vêem é do meu grande amigo Carlos Nougué, amante da filosofia tomista que, em breve, postará neste blog vários textos.

A propósito, esse livro formidável saiu pela pequena editora Sétimo Selo, de cuja linha editorial sou — com muito orgulho — o responsável.

Naquela acalorada noite carioca, os demais palestrantes foram o professor Paulo Faitanin, da Universidade Federal Fluminense (homem cujo amor a Santo Tomás levou a criar e manter uma interessante Revista Eletrônica de Estudos Tomistas), e o próprio Jorge Martínez Barrera, que veio ao Brasil especialmente para o lançamento do livro.