segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"Memória e identidade em Santo Tomás": texto do Prof. Martín Echavarría (e agradecimentos)

Sidney Silveira

O blog Estudos Tomistas acaba de postar um texto esplêndido do prof. Martín Echavarría, psicólogo e filósofo que tivemos a honra de trazer ao Brasil ano passado, para o evento "Santo Tomás, médico da alma". O estudo intitula-se Memória e identidade em Tomás de Aquino, e pode ser lido na íntegra neste link.

Em tempo: Reitero o meu agradecimento a Olavo de Carvalho, e por extensão aos que (sendo alunos seus ou não) nos últimos dias prestaram solidariedade para comigo, enviando belas mensagens e/ou contribuindo com doações via PayPal para o Instituto Angelicum e também com uma ajuda pessoal a mim. Faço neste ponto questão de tranqüilizar as pessoas no seguinte sentido: como as coisas na internet às vezes se transformam num rastilho de pólvora (e alguns amigos desavisados se alarmaram um pouco, o que se explica), repito o que disse noutra ocasião, a saber — que o meu problema cardíaco, congênito e crônico, de fato se tornou no último semestre motivo de preocupação e fonte de vários sustos, com idas e vindas a emergências de hospitais aqui do Rio, tudo sendo agravado pelo momento de desemprego e algumas contingências pessoais difíceis, mas estou administrando o problema de saúde com medicamentos e rígido controle da pressão arterial. Farei em breve novos exames para avaliar a situação, e darei boas notícias, se Deus quiser.

Uma vez mais, muito, muitíssimo obrigado a todos os que se mostraram preocupados e solidários! De minha parte, posso assegurar que recebi algumas lições da vida, as quais levarei comigo para sempre. Que Deus nos proteja a todos e nos encaminhe a uma vida de fé e freqüência nos sacramentos, assim como uma atitude de contínua busca pela perfeição espiritual, a qual é medida, como dizia São Francisco de Sales, pelo crescimento no amor a Deus e ao próximo.