terça-feira, 31 de agosto de 2010

As láureas diplomáticas da Santa Sé


Sidney Silveira
A recente e indefensável (do ponto de vista da fé!) condecoração política feita pelo Papa Bento XVI a Cavaco Silva e a José Sócrates, respectivamente presidente e primeiro ministro de Portugal, acarretou reações magoadas dos fiéis tradicionais portugueses. Para se ter idéia da coisa, Cavaco Silva foi condecorado com a segunda mais importante insígnia do Vaticano, a de Cavaleiro da Ordem Piana... um mês após a promulgação da “lei” do casamento homossexual!!!!! Um mês depois! Sem sombra de dúvida, tal láurea é um escárnio, não menos que isso.

Pobre Igreja! Passou de mestra das nações — com autoridade participada por Deus para reinar sobre todos os povos — a submissa aos poderes políticos naquilo que eles têm de mais contrário à vida espiritual. Condecorar defensores do aborto e de políticas de internacionalização da cultura gay ultrapassa até mesmo os limites do que o catolicismo neoconservador poderia suportar. Alguns deles estão por aí alegando “distração” do corpo diplomático do Vaticano...

Que isto sirva para abrir os olhos de muitos que vêem no momento atual da Igreja algo como uma restauração da Tradição. Se há algo de positivo neste episódio, é isto.