sexta-feira, 20 de março de 2009

"TV" Contra Impugnantes

Sidney Silveira
Por sugestão do amigo Gederson Falcometa, a partir de agora o Contra Impugnantes terá no YouTube uma “TV”, onde postaremos trechos de vídeos de aulas ministradas em diferentes lugares (todas com enfoque tomista, obviamente), já pelo recém-criado Instituto Angelicum — algumas das quais serão vendidas em futuro próximo. A propósito, em breve começaremos a gravar uma série intitulada Curso de Teologia — com base na Summa de Santo Tomás de Aquino, e, assim que chegar o momento, anunciaremos a venda dessas aulas***.

Dizia Pio XII, na esteira de Leão XIII, de Pio X e de Pio XI: “A síntese maravilhosa de Santo Tomás está sobre todos os tempos e sobre todas as vicissitudes da humanidade como uma rocha inamovível, e sua vitalidade imorredoura serve para defender o depósito da Fé e dirigir, com passo firme e seguro, quaisquer verdadeiros progressos da Filosofia e da Teologia”.

Pois bem: hoje — muito mais do que no tempo de Pio XII —, depurar Santo Tomás das espúrias inserções de elementos alienígenas à sua obra é uma necessidade imperiosa, neste dramático momento histórico para a Igreja, de pluralismo teológico e de absoluta babel doutrinal. É o que, com nossas imensas limitações, procuramos fazer. Por ora, aponto para dois links do Youtube com aulas de filosofia ministradas recentemente:

> do Nougué, falando sobre os sofistas;
> e minha, falando sobre Edmund Husserl (objeto de vários “posts” do Contra Impugnantes).
*** Para realmente levar este projeto adiante, precisaremos muito do apoio — com a compra dos vídeos!! — de todos os que têm interesse na defesa da Fé a partir da obra do Doutor Comum da Igreja.