quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Santo Tomás x Freud - O Aquinate explica!




Sidney Silveira

O HANGOUT sobre Tomás de Aquino e Freud: 
PEQUENAS IMPERFEIÇÕES NÃO DEVEM SER OBSTÁCULO

Entre lancinantes suores, no dantesco calor do verão carioca, digno da décima vala de Malebolge, não há como raciocinar direito. O ar-condicionado do quarto onde eu estava "bateu biela", como se dizia antigamente, e tive apelar a uma pequena toalha para enxugar-me diversas vezes.

Revi depois o vídeo e constatei que, na parte referente a Tomás, cometi pequeninas imprecisões terminológicas, numa matéria mais do que introjectada em minh'alma por anos e anos de leitura — e até uma concordância verbal fiz de maneira completamente inusual para mim.

Em suma, viva o frio!

Seja como for, cumpriu-se o objetivo: divulgar a psicologia tomista. A presidente da Sociedade de Psicólogos Católicos de Portugal, Maria José Vilaça, assistiu ao bate-papo e quer estabelecer contato com o Prof. Martín Federico Echavarría, certamente para levá-lo à terra de Camões.

Somente por isto já terá valido a pena, não obstante o hangout tenha sido interrompido porque, como alguns dizem, a conexão "foi abaixo".

Por estas e outras sempre digo a amigos e alunos: pequenas imperfeições não devem ser obstáculo. O importante é tocar os projetos com convicção, pois os frutos muitas vezes acontecem de maneira distinta da que imaginávamos.