segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Retomada dos vídeos e a "Exortação aos Gregos", de Clemente de Alexandria


Sidney Silveira
Informo aos amigos que estão fazendo o mini-curso Ascese e Filosofia à luz do Tomismo que, partir desta semana, retomarei as gravações dos vídeos. Tive uns problemas pós-cirúrgicos que me obrigaram a parar com as atividades, por um tempo.

Outra novidade: após o recente lançamento das Questões Disputadas sobre a Alma, em edição digna do Aquinate, passei a última sexta-feira revisando, juntamente com a Profª. Rita Codá, o arquivo final do Protréptico de Clemente de Alexandria, que virá à luz com o seu devido título de Exortação aos Gregos, em edição bilíngüe (grego/português). A segunda pérola da Coleção Medievalia, da qual em breve voltarei a falar por aqui. Obra de alto valor literário e importância histórica.

O estilo de Clemente, nesta obra de crítica aos deuses e aos costumes gregos, é ferino. Eis um pequeno trecho do capítulo IV:

"Esses são os arquétipos de vossa sensualidade; essa é a teologia da arrogância; essas são as lições dos vossos deuses, que praticam convosco a concupiscência. (...) Pequenos deuses Pãs, jovens nuas, sátiros embriagados, falos em ereção, que vossas pinturas exibem abertamente, mesmo condenados pela intemperança. (...) Consagrais, portanto, em vossas casas, estelas impudicas (...). Vossos ouvidos se prostituíram, vossos olhos cometeram adultério, e, o mais estranho ainda: vosso olhar cometeu adultério antes dos amplexos libidinosos".