segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Em breve, a Suma Teológica comentada (questão por questão)



Sidney Silveira

Está em construção o site do Instituto Angelicum que abrigará cursos de filosofia tomista — assim como de idiomas, de história, etc. As aulas serão online (por streaming). O primeiro deles será comigo e com o Prof. Nougué: "A Suma Teológica comentada", com previsão de início para meados de abril.

Serão apresentadas e comentadas todas as 512 questões da Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, com os seus 2.669 artigos. Darei informações completas sobre o curso (que deverá ser dividido em dois anos para cada parte da Suma), no momento oportuno. Estamos apenas na dependência do pessoal de informática que está criando este espaço na rede e fazendo a programação do site, para começarmos.


O segundo curso será de um semestre (e deverá iniciar-se em agosto deste ano), com o Prof. Ricardo da Costa. Falaremos sobre ele também mais à frente.

Com estes e outros cursos do Angelicum, acompanhados da publicação de livros, a idéia é continuar trabalhando para a formação de uma consciência teológica tomista no Brasil.

A propósito, também em breve daremos (enfim!) notícia dos livros Inteligência e Pecado em S. Tomás, de Celestino Pires, e As Heresias de Pedro Abelardo, de S. Bernardo, que sairão pelo selo do Angelicum (a princípio, sairiam pela editora Sétimo Selo). Seja como for, se eles não foram apresentados antes é porque não temos investidores nem mecenas; fazemos por amor e com parcos recursos próprios, o que costuma trazer prejuízos e aporrinhações para administrar.

Estes e outros projetos nós os entregamos nas mãos de Maria, omnipotentia supplex, a quem nos encomendamos. Se todos vingarem, que sejam para o bem das almas e para a glória de Deus.

Ah, outra coisa, a título de informação: recentemente entregamos à editora É todo o material (latim + textos em português) para a edição da obra-prima Questões Disputadas Sobre a Alma, de Santo Tomás — tradução Luiz Astorga e apresentação de Carlos Augusto Casanova. O livro seguinte desta coleção será Opúsculos de Santo Tomás de Aquino sobre a Natureza.

Por fim, com relação aos DVDs da coleção A Síntese Tomista, uma observação: ainda não lançamos o quarto volume por absoluta falta de tempo de minha parte para organizar o material em vídeo de que hoje disponho. Afinal, essas atividades são tira-pão; e temos de dedicar tempo ao ganha-pão.