segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Os dominicanos de Avrillé



Sidney Silveira
Nestes tempos de confusão hermenêutica, de pluralismo teológico, de modernismos de todos os tipos, em que a Igreja se transformou numa babel de vozes discordantes entre si e, sobretudo, em relação às suas próprias leis sagradas, nada como a leitura de textos do tipo que os dominicanos de Avrillé, na França, chamam de apostolat doctrinal. A propósito, eles editam a melhor revista de orientação tomista do mundo na atualidade — perto da qual algumas bobagens pseudoacadêmicas (inclusive entre professores que, presumivelmente, conhecem a Santo Tomás) são sal que não salga e, por isto, convém ser jogado fora, como manda Nosso Senhor Jesus Cristo.

Esta revista trimestral pode ser adquirida por assinatura feita diretamente no sítio Les éditions du Sel. O número atual (70) está, como de hábito, sensacional. Os textos sobre a questão da verdade em filosofia (e o combate que por ela devem fazer todos os católicos* capacitados para esta árdua tarefa), sobre a débâcle da sociedade descristianizada (com um artigo sobre as origens da subversão na arte) e sobre a vida espiritual (com ênfase nas prerrogativas corporais e celestes da Virgem Maria, por São Bernardo, que terá dentro em breve um livro publicado pela Sétimo Selo) estão imperdíveis. Ademais, o apuro na edição da revista é de quem faz o seu trabalho com grande amor.

A quem puder ler esta preciosidade de publicação, recomendo efusivamente a sua assinatura. A propósito, todas as edições antigas podem ser adquiridas no sítio acima referido.

Não percamos tempo: enquanto os nossos católicos ultraliberais andam por aí fazendo das suas, publicando artigos ou abrindo espaço em suas publicações sobre a “arte” do tremendamente maléfico cineasta Quentin Tarantino**, sobre René Girard, sobre Batman e Robin, sobre a separação (para eles, quase divina) entre o poder material e o espiritual, etc., estudemos os Santos, os Doutores da Igreja, o Magistério e a Sagrada Escritura. Porque, quando chegar o momento do confronto de idéias — e ele há de chegar —, estaremos encouraçados pela sã doutrina.

* Digo todos os católicos porque, no atual estado de necessidade, também cumpre aos leigos este papel de apostolado doutrinal. A propósito, os monges de Avrilllé não hesitam em abrir espaço a leigos conhecedores da teologia católica em sua revista, ao contrário de alguns religiosos brasileiros que, na surdina, falam muito mal de mim e do Nougué porque, simplesmente, somos leigos. Quanta cizânia por tão pouco... Enfim, prosseguiremos até quando for da vontade de Deus.
** Se Deus quiser e a saúde me permitir, ainda teremos uma longa série no Contra Impugnantes sobre as relações entre certos tipos de "arte" e o precipício espiritual em que encerram quem tem com eles contato.
Em tempo: A imagem belísima de São Domingos que ilustra a capa de todos os números da revista Le Sel de la Terre é o detalhe de um trabalho do genial Fra Angelico. Que delicadeza! Que paz espiritual o semblante do santo transmite! Que grande artista foi Fra Angelico! Cliquem na imagem acima e vejam melhor os detalhes...