segunda-feira, 10 de março de 2014

Como validar no Brasil o certificado internacional do Curso de Extensão "A Beleza na História Cultural"


EXPLICAÇÃO INSTITUCIONAL 

Aos que perguntaram no Instituto Angelicum como revalidar o certificado do curso "A Beleza na História Cultural" que será emitido com o selo de IVITRA (Institut Virtual Internacional de Traducció, da Universitat d'Alacant, UA), é simples. 

O aluno interessado na convalidação e que esteja ainda na sua graduação deve entrar com um pedido na secretaria de seu curso, munido da ementa (com o programa e a bibliografia, disponíveis no site do Instituto). O chefe do Colegiado do curso do aluno analisa o pedido, emite um parecer que depois é votado em reunião departamental. Esse é o mesmo procedimento do aluno que faz uma disciplina de outro curso e quer que ela seja "contabilizada" em seu histórico escolar.

Como a carga horária de nosso curso é maior (90h) que uma disciplina "normal" na universidade brasileira (60h) e IVITRA é, por sua vez, um projeto de excelência (DIGICOTRAM) aprovado pela União Europeia — vocês podem consultar essas informações em http://www.ivitra.ua.es — e, por fim, os proponentes acadêmicos são os Profs. Drs. Vicent Martines (UA) e Ricardo da Costa (UFES) — este que vos escreve — não creio que os respectivos colegiados das graduações dos estudantes inscritos em nosso curso criem empecilhos para isso. 

Para dar um "peso" ao pedido, além do programa, podem anexar o meu currículo — disponível em http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B727344

Verão que gosto de trabalhar. 

Espero que tenha esclarecido todas as dúvidas institucionais. 

Atenciosamente,
Prof. Dr. Ricardo da Costa (www.ricardocosta.com)

P.S. As inscrições para este curso continuam abertas no link abaixo, onde há todas as informações referentes a ele: