sexta-feira, 22 de julho de 2011

Curto aviso

Sidney Silveira

Multam malitiam docuit otiositas. "São muitas as maldades que a ociosidade ensinou", diz São Bernardo num lindo sermão, fazendo referência ao livro do Eclesiástico (XXXIII, 29). Menciono aqui esta passagem da obra do corifeu da ordem cirsterciense somente para dar um brevíssimo aviso:


> Não sou ocioso, e a chance de eu negligenciar compromissos profissionais e familiares — que por estes dias me tomarão boa parte do tempo — é zero (salvo em caso de doença). Portanto, apenas no começo da próxima semana será postado aqui no Contra Impugnantes o resultado deste bem-humorado concurso (bem humorado malgrado as circunstâncias), com uma resposta ilustrativa acerca da presente contenda.


A propósito, a uma pessoa presumivelmente jovem (e ociosa) que me instou ontem a responder de pronto — e de forma irada — ao último texto do meu oponente, eu bem poderia ter dito: "Calma! 'O apressado come cru', filho. E, chegadas as coisas a este ponto, o que está em jogo agora é mais do que a reputação". Volto agora ao trabalho, que me chama.