quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Aos leitores e amigos: breve explicação pessoal

Sidney Silveira
Peço encarecidamente desculpas aos vários amigos e leitores do Contra Impugnantes que me têm escrito nas últimas semanas, mas não receberam resposta alguma. É por absoluta falta de tempo e por esgotamento físico e psicológico que não tenho dado retorno. Além de literalmente trabalhar em dois empregos (e um terceiro que, embora eventual, me toma tempo e algo da saúde); de resolver as coisas da editora; de dar aulas; de escrever para o blog; agora estou envolvido na produção e distribuição dos DVDs da coleção A Síntese Tomista — que, além de tudo, me leva dinheiro, pois estas coisas não se fazem ex nihilo. Na verdade estes projetos não são ganha-pão, mas tira-pão...

Estou tentando reduzir estas atividades à metade, para poder prosseguir com o projeto da Sétimo Selo na exata medida em que ele merece, e, agora, também o do Instituto — por amor à Igreja e também a Santo Tomás. Ocorre que os compromissos assumidos são para mim sagrados, e a passagem de bastão em alguns trabalhos será paulatina, ou melhor: será mais lenta do que eu gostaria. Mas quando vejo seminaristas entrando em contato por email querendo conhecer a obra do Doutor Comum, coisa que não acontece devidamente nos lugares onde estudam (alguns chegam a me telefonar, meio às escondidas, pedindo permissão para gravar as explicações sobre metafísica, gnosiologia e antropologia tomistas, teologia moral, etc.), isto não apenas comove, mas aponta para uma evidência: parece que Deus espera de nós (refiro-me a mim e ao Nougué, que não tem escrito para o blog igualmente por falta de tempo, mas mantém um firme apostolado divulgando a filosofia perene) um enorme esforço para compartilhar algo do que aprendemos de Santo Tomás.

Algumas medidas em relação à editora já foram tomadas, e esperamos em 2011 ter um novo ritmo, um pouco melhor. E o mesmo digo em relação ao Instituto, se for da vontade de Deus.

Por todas estas razões, reitero: se os nossos amigos e leitores (hoje o blog tem, em média, 650 visualizações diárias de página, o que às vezes me espanta, dada a natureza e também o enfoque dos assuntos) querem de fato ajudar-nos, comprem os DVDs da coleção conforme o que foi indicado neste post (a propósito, comecei a atender aos pedidos hoje). E o mesmo digo em relação aos livros da Sétimo Selo, para podermos ir adiante num compasso menos vagaroso, pois é frustrante ter várias obras prontas e precisar aguardar para publicá-las, simplesmente à espera de fazer cash.
Em tempo: Outro motivo para eu reduzir as atividades é que, se isto não acontecer nos próximos meses, a minha vida espiritual começará a ser prejudicada em um nível que me obrigará a parar de todo. Se isto não ocorre hoje é porque todo o trabalho é oferecido à Virgem Maria, e o esforço para realizá-lo é, muitas vezes, cumprido com espírito de penitência — o que ajuda a manter a atenção nas coisas de Deus. Além, é claro, de ter a freqüência nos sacramentos (que são veículo da graça) como sustento espiritual. Assim, se faço este apelo de apoio aos amigos, é porque, tendo um mínimo retorno material, poderei me desvencilhar de alguns afazeres para tocar este com maior afinco, dedicando a ele mais tempo.