quinta-feira, 21 de agosto de 2014

"A Candeia Debaixo do Alqueire": reimpressão



Sidney Silveira

A maior obra-prima teológica dos últimos 50 anos, da lavra do tomista Álvaro Calderón, da FSSPX — em tradução do Prof. Carlos Nougué para o português —, terá uma REIMPRESSÃO LIMITADA.

Manteremos o preço de 2009 (R$ 60,00) — valor que inclui o frete para todo o Brasil.

Quem tiver interesse em garantir previamente o seu exemplar deve mandar, o quanto antes, mensagem para livros@institutoangelicum.com.br, com o seguinte "assunto":

QUERO ADQUIRIR A OBRA DO PE. CALDERÓN

Responderemos em seguida.

Entre os apêndices desta edição há um prodigioso comentário crítico à Encíclica "Fides et Ratio", de João Paulo II, que põe por terra vários mal-entendidos hermenêuticos da parte de quem prefere fechar os olhos, e também os ouvidos, para não perceber o hiato entre o Magistério eclesiástico tradicional e o que se seguiu ao Concílio Vaticano II.

Ao valer-se do método medieval da "disputatio", o Pe. Calderón adverte na apresentação ao livro que a sua opção se deu não por uma espécie de arqueologismo escolástico, mas simplesmente porque tal modelo dialético dá-nos a radiografia do discurso científico — ao qual cabe, em sentido próprio, o ônus da demonstração.

Hoje, muito mais do que em 2009, a leitura deste  extraordinário livro é fundamental para compreender-se a dramática dimensão da crise da Igreja pós-conciliar.