sábado, 19 de novembro de 2011

Santo Tomás de Aquino no gingado brasileiro



Sidney Silveira

Mandam-me uma música popular de Jorge Ben Jor — da época em que ainda assinava Jorge Ben — interessantíssima. Nela o cantor da MPB consegue reproduzir várias premissas da metafísica de Santo Tomás aplicadas ao problema dos nomes divinos (questão 13 da Prima Pars da Suma), em poucos parágrafos e com apenas uma ou outra imprecisãozinha conceptual.

Em resumo, estando Deus fora e acima de todo gênero, qualquer nome com que O designemos será necessariamente por meio de uma analogia, pois Ele é em Si mesmo inominável, como há séculos já ensinava o Pseudo Dionísio Aeropagita, místico estupendo. Sendo assim, tratar-se-á de nomes temporários predicados de uma realidade intemporal — ou melhor, supratemporal.

Noutras palavras: Deus não pode ser medido, mensurado ou nomeado por nada que radique na criatura, sendo a criação uma relação da criatura a Deus com novidade no ser. Eis aqui a maior (e, no caso, perdoável) imprecisão da letra de Ben Jor: Deus transcende absolutamente à categoria da relação, por isso não se diz que a relação é d'Ele com as criaturas, mas tão-somente delas com Ele, ou seja: elas são o que são em relação a Ele, de Quem receberam o ser e as formas.

Tudo o que dissermos d’Ele será, portanto, a partir de vestígios da criação encontrados na ordem do ser, que a propósito procede do Ipsum Esse Subsistens.

Os vários conceitos que analogicamente aplicamos a Deus são meios humanos de expressar de forma múltipla a indivisível realidade divina, por intermédio daquilo que o gigante Santiago Ramírez chamara de analogia de proporcionalidade própria com distância indeterminada.

Esta foi mesmo uma surpresa: encontrar Santo Tomás de Aquino na música suingada do “teólogo” Jorge Ben Jor... Que coisa incrível e inesperada!

Eis a letra:


ASSIM FALOU SANTO TOMÁS DE AQUINO

Jorge Ben Jor

A semelhança da criatura com Deus
É tão imperfeita que não chega a ser
Do gênero comum, comum

Pois certos nomes que implicam relação de Deus com a criatura
Dele se predicam temporariamente
E não são eternos, não são eternos 
E não são eternos

Deve-se saber que quem ensinou
Que a relação não é uma realidade da natureza
E sim da razão
Estão enganados, puramente enganados
Estão errados, puramente enganados

Deus não é uma medida proporcionada ao medido
Por isso não é necessário que esteja contido
No mesmo gênero da criatura
No mesmo gênero da criatura
Da criatura

Por isso dobro os meus joelhos
Diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo
Do qual toda sua sábia paternidade
Tomou nome nos céus e na terra

Assim falou Santo Tomás de Aquino
Assim falou Santo Tomás de Aquino
Assim falou Santo Tomás de Aquino
Assim falou Santo Tomás de Aquino

Senhor que tens tido feito o nosso refúgio
Senhor que tens tido feito o nosso refúgio
Senhor que tens tido feito o nosso refúgio
Senhor que tens tido feito o nosso refúgio