quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tempos e escritos idos...


Sidney Silveira
Durante alguns anos (isto há quase uma década!), escrevia eu algumas resenhas para o caderno "Prosa & Verso", do jornal carioca O Globo*. Eram minicríticas literárias. Pois bem: uma pessoa amiga que acompanha o blog pediu-me que postasse alguns desses textos no Contra Impugnantes, e eu atendo a ela porque, pensando bem, como registro de uma época da minha vida — e do papel que, já então, eu acreditava caber à crítica —, acho que vale a pena resgatar uma parte desses escritos. O curioso é que, relendo hoje algumas dessas resenhas e lembrando terem sido redigidas antes da minha conversão ao Catolicismo, não deixa de ser curioso constatar que alguns dos valores aos quais adiro já estavam latentes... esperando irromper. Em suma, ao relê-las sou tomado pela convicção de que, sem a fé, o máximo alcançável é o seguinte: uma moral que, mesmo vislumbrando o certo e o errado, não logra renunciar com perfeito consentimento ao mal.
Em tempo: Ao clicar na imagem acima, ela aparecerá noutra tela e será preciso pôr o cursor sobre ela e clicar novamente, para aumentar a visualização e ler o texto.
Em tempo2: As imagens e a diagramação — não me parece ocioso frisar — são de responsabilidade do jornal... Assim como o título e o subtítulo.
* Como se pode ver clicando no link d'O Globo, as manchetes referem-se à tragédia que atingiu ontem a Região Serrana do Rio, deixando vários mortos e muitos desaparecidos. Rezemos por eles. Particularmente a algumas pessoas que me perguntaram como está o Nougué (que mora em Friburgo, uma das cidades mais atingidas), respondo: ele está bem, no Uruguai, passando uns dias com a família de sua esposa.