terça-feira, 23 de setembro de 2014

CURSO DE MEMORIZAÇÃO DOS SALMOS: a "solertia", ato máximo da prudência



Sidney Silveira

CURSO DE MEMORIZAÇÃO DOS SALMOS (Instituto Angelicum)

"Solertia": ato máximo da prudência

Disponibilizo um trecho de aula do Curso de Memorização dos Salmos para que os possíveis interessados tenham a clara noção do seguinte: além de memorizarem o texto sagrado, terão um comentário a respeito de cada versículo de cada Salmo.

No caso do Salmo 1, versículo 1, a propósito, o tópico é a PRUDÊNCIA:

Eis como tira-gosto o Salmo completo, com os respectivos tópicos dos seis versículos:

(Salmo 1): TEMA: A VERDADEIRA FELICIDADE 

1- Tópico: PRUDÊNCIA: "Ditoso o homem que não se deixou levar pelo conselho dos ímpios, / que não se deteve no caminho dos pecadores, / que não se sentou na cadeira dos zombadores".
2- Tópico: MEDITAÇÃO DA LEI: "Mas que tem a sua vontade posta na lei do Senhor, / e nesta lei medita de dia e de noite".
3- Tópico: FERTILIDADE: "Será como a árvore, que está plantada junto às correntes das águas, / que a seu tempo dará o seu fruto, / e cujas folhas não cairão; / e todas as coisas que ele fizer serão prósperas".
4- Tópico: VENTO DO ORGULHO: "Não assim os ímpios, não assim; / mas serão como o pó que o vento dispersa à superfície da terra"
5- Tópico: CEIFA DO JOIO: "Por isso os ímpios não ressuscitarão no juízo, / nem os pecadores (estarão) na congregação dos justos;"
6- Tópico: JUSTIÇA DIVINA: "Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, / mas o caminho dos ímpios perecerá".

INSCREVAM-SE JÁ: