segunda-feira, 1 de setembro de 2014

“A Candeia Debaixo do Alqueire”



Sidney Silveira 

CHEGARAM-ME DA GRÁFICA AS PROVAS heliográficas do livro "A Candeia Debaixo do Alqueire", do Pe. Álvaro Calderón, cujos exemplares desta limitada reimpressão deverão estar conosco já na próxima semana.

Reitero o que foi dito em postagens anteriores: quem quiser adquirir esta inquietante e profunda obra deve mandar, o quanto antes, e-mail para livros@institutoangelicum.com.br, para garantir o seu exemplar (recebemos várias mensagens de solicitação do livro, mas não custa avisar de público a outros possíveis interessados). Por sua vez, quem já nos escreveu não precisa fazê-lo novamente, pois nos próximos dias terá uma resposta do Instituto Angelicum com a indicação sobre como proceder.

Faço agora um brevíssimo comentário à obra.

Qualquer pessoa dialeticamente adestrada perceberá de imediato o caráter epistemológico da teologia — sobretudo em se tratando de trabalho escrito em formato escolástico, pelos motivos didáticos alegados pelo Autor na introdução a esta “disputatio”.

Outro ponto: divirjamos ou concordemos com a tese exposta de maneira magistral por Álvaro Calderón, é impossível não ser picado por esta mosca azul, que zumbe e voa, voa e zumbe na consciência dos homens de bem. 

No Brasil, país tão pouco afeito à divergência civilizada de idéias, nada como inocular na veia de meia dúzia de homens que buscam adquirir boa formação o vírus da argumentação filosófica em estado puro.

O tema é de capital importância para quem compreende o papel das idéias e das instituições na história pendular da civilização, que oscila e sempre oscilará temporalmente entre alguns cumes de esplendor e muitas planícies de barbárie.

O próximo a ir para a gráfica será, ENFIM, o livro “As Heresias de Pedro Abelardo”, de São Bernardo de Claraval.