terça-feira, 27 de maio de 2014

Gruta da Natividade em chamas



Sidney Silveira

AOS AMIGOS CATÓLICOS

Quase toda semana, recebo inúmeras mensagens de pessoas a indagar-me por que não tenho comentado ultimamente, no Contra Impugnantes, assuntos relativos à Igreja Católica, como, por exemplo, a recente viagem do Papa Bergoglio à Terra Santa e suas dialogantes peripécias ecumenistas. Coisicas como a visita reverencial do Papa ao túmulo do fundador do sionismo político moderno, Theodor Herzl.

RESPOSTA: por irrevogável tristeza, nada mais. Ou melhor, também por prudência, pois os tempos atuais exigem-na em grau elevadíssimo. 

Continuarei por um tempo sem comentar.

Mas hoje não me furto a compartilhar uma notícia que não me parece irrelevante: a Gruta da Natividade, em Belém, acidentalmente pegou fogo após a visita do Papa, quando uma candeia de azeite lambeu as cortinas e as paredes daquele lugar santo. Para quem não sabe, o azeite tem o sentido bíblico da unção de Deus, signo da presença do Seu divino Espírito.

Como não há acidente (em sentido metafísico) que escape à Divina Providência, tal acontecimento não pode deixar de levar os católicos de boa vontade pelo menos a refletir a respeito dos rumos duma Igreja que teima em ter uma pregação tão antiapostólica, ou seja, em não querer converter ninguém, e eriça-se com funesta diplomacia para não ferir susceptibilidades.

Mais não digo.