terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"A paz d'Alma", livro disponibilizado nos blogs "A Grande Guerra" e "Alexandria Católica"

Sidney Silveira

O Catolicismo não é um conceito abstrato, uma teoria filosófica com matizes teológicos. Não é doutrina política, econômica ou moral. Tudo isso entra nele derivativamente, ou seja, ao modo de causas segundas fundadas na verdade do Evangelho. Não sendo, pois, essencialmente nada das coisas acima mencionadas, o Catolicismo é na prática uma entrega à Cruz por intermédio da Igreja constituída por Cristo em pessoa.

Portanto, toda a formação católica tem por objetivo conformar as almas aos méritos de Cristo na Cruz, sem os quais ninguém pode salvar-se — pois a salvação se dá justamente em previsão dos méritos de Cristo na Cruz, e não dos méritos humanos conhecidos por presciência divina, embora, como ensivava Santo Tomás, Deus queira que o homem coopere com a Graça para salvar-se. Seja como for, o fato é que o sangue de Nosso Senhor vertido no lenho da Cruz é, como diz a sã teologia, causa meritória da nossa salvação.

Para essa colaboração humana com a Graça ser efetiva, além da recepção dos Sacramentos é muito importante a leitura de obras espirituais, pois estas dispõem a inteligência à contemplação das coisas divinas e a vontade ao amor de Deus.

Tendo estes princípios bem claros no horizonte, indico aos leitores do Contra Impugnantes mais um livro disponibilizado nos blogs "A Grande Guerra" e "Alexandria Católica" : A Paz d'Alma, obra que demonstra como a Eucaristia é a verdadeira fonte da paz na alma humana e como o abandono à Divina Providência é a medida da perfeição da vida espiritual.

Leitura altamente recomendável.