quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Escritos pré-conversão (VI): Nelson Rodrigues


Sidney Silveira
Seguindo a presente série, a resenha de agora é sobre um livro de crônicas futebolísticas de Nelson Rodrigues, o famoso dramaturgo — torcedor do Fluminense como eu. Lembro de ter ficado "fulo" da vida porque o redator do jornal, à minha revelia, trocou a expressão "governo militar" por "repressão militar". A propósito disto, vale dizer que a defesa de João Saldanha feita por Nelson Rodrigues referia-se, obviamente, não ao fato de ele ser comunista, mas sim por haver sido defenestrado da seleção brasileira após um grande trabalho como treinador, em 1969, apesar de ser comunista... E sobre o Nelson dramaturgo, quem sabe valha a pena escrever outro texto, apontando os problemas intrínsecos de suas peças, do ponto de vista da teologia moral?
Em tempo: Não escondo de ninguém que, mesmo depois de convertido, não perdi o meu gosto por futebol e pelo Fluminense. Apenas tento ser bem mais comedido.
Em tempo 2. Agradeço aos vários emails recebidos com menção à postagem sobre o que é o milagre. Depois, com mais vagar, farei alguns acréscimos a esse texto.