![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjO4wCeAwSzewyymn7_Kw6TgZYHQNpz7RFhpbniKsvjdqiH9fZF15cqPPQGU35kd5FFiDB51e47_Uz3ib1pwVs1zsmGad8psxoT6QRi940dw7vgWQbcYkiukkKWF40FH_LARyUpsLBlGLwf/s320/Museo_di_santa_maria_novella%252C_cappellone_degli_spagnoli%252C_affreschi_di_andrea_di_bonaiuto_8.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeLAarKfE1mXcUzyUIj0MFQkXIj1MvDoxU_Vvsa6tsGNnuqt7dVzjEsUMoniNe1BYn81U8zBc2Q_x2NRsKlWY9N6gtStGHgolJLdSzDSBeXL_TWbFPLrauL3syK9dF-xpdmIcZuETcw3dm/s320/triumph-of-st-thomas-aquinas-over-the-heretics.jpg)
Sidney Silveira
Meu irmão acaba de voltar de Paris e me regala com a foto acima do quadro O Triunfo de Santo Tomás, de Benozzo Gozzoli, que está no Louvre. Olhar o quadro assim na parede, com a moldura, emocionou-me, pois estou acostumado apenas a vê-lo na internet. Esse painel ficava na parte traseira da poltrona do Bispo de Pisa — na catedral daquela cidade italiana —, antes de parar no Louvre. Apenas não confundamos, por causa do título, essa imagem com o afresco renascentista intitulado O Triunfo de Santo Tomás sobre os heréticos, de Filippino Lippi (filho de Filippo Lippi, outro grande nome da época), a segunda das pinturas acima. Este último encontra-se na Igreja de Santa Maria sopra Minerva, único templo gótico de Roma, pertencente aos dominicanos. As duas iconografias já ilustraram outros textos do Contra Impugnantes. Há ainda outro afresco intitulado O Triunfo de Santo Tomás, na basílica dominicana de Santa Maria Novella, em Florença (a primeira das três obras acima), na chamada capela espanhola, inserido num contexto de imagens que mostram a Igreja militante e a Igreja triunfante.
Em tempo: No afresco de Lippi, diferentemente do que eu havia afirmado de forma errônea noutra ocasião, as quatro figuras femininas ao lado do Aquinate não são as virtudes cardeais, mas representam a filosofia, a astronomia, a teologia e a gramática.