quarta-feira, 24 de março de 2010

A prova da existência de Deus em Santo Tomás (I)

Sidney Silveira
Os maiores intérpretes da obra de Santo Tomás deram-nos a sua leitura particular das cinco vias demonstrativas da existência de Deus propostas pelo Aquinate. Dada a importância capital deste problema, faremos um resumo didático, trazendo pontos consignados por diferentes tomistas — com um ou outro acréscimo nosso. Sempre, é claro, tomando como base o texto do mestre. Mas atenção: a complexidade do problema exige que não se pulem etapas. Portanto, é necessário dar máxima atenção à leitura dos axiomas consignados na explicação de cada uma das vias.

Depois, veremos se a prova do Aquinate é ou não refutável.

A ESTRUTURA DAS CINCO VIAS

Todas as vias apresentam a seguinte estrutura:

a) Um ponto de partida
> Evidência: consignação de um fato observado pela experiência.

b) Primeiro grau da via > Este fato é um efeito — que, por definição, não pode ser a causa de si mesmo, mas é necessariamente causado.

c) Segundo grau da via > O referido efeito se insere numa série de causas essencialmente ordenadas, e, portanto, é necessário admitir uma primeira delas, pois não havendo esta e as seguintes, não haveria nenhuma, inclusive o efeito consignado no ponto de partida, que é evidente. Negá-lo seria cair no absurdo.

d) Terceiro grau da via > Conclusão: essa causa primeira da série ordenada essencialmente identifica-se com Deus. Ou, como diz Sto. Tomás, identifica-se com aquele “a quem todos chamam Deus” (quam omnes Deum nominant) ou o que “todos entendem por Deus” (omnes intelligunt Deum), etc. Logo, Deus “é”. Existe.

Algumas premissas:

1- Toda demonstração da existência de Deus deve partir de algo contingente (em termos teológicos: da criatura, e não de Deus). Deve partir do ente e não do Ser, dos efeitos e não da causa — cuja essência é, em si, inalcançável para os nossos sentidos e inapreensível para a nossa inteligência. É uma prova a posteriori, ao contrário da prova de Santo Anselmo.
2- Em linhas gerais, o ente real pode ser avaliado como dinâmico ou em movimento e como estático ou entitativo. Isto porque o ente ou está fazendo-se (movimento), ou está feito (estático ou existente), ou então por fazer (ente potencial). Trata-se de modos distintos de participar do Esse divino, como veremos.

A partir dos entes dinamicamente considerados, a existência de Deus será demonstrada nas chamadas vias dinâmicas (1ª, 2ª e 5ª); e, partir dos entes estaticamente considerados, o será nas chamadas vias entitativas (3ª e 4ª). Ou seja: a existência de um primeiro motor imóvel (1ª via), de uma causa eficiente primeira (2ª via) e de uma inteligência universal ordenadora (5ª via) aponta para aspectos operativos e dinâmicos do Ser divino. Por sua vez, a existência do Ser necessário que é a causa de todos os contingentes (3ª via), e de um Ser perfeitíssimo do qual todos os entes participam em diferentes graus (4ª via), aponta para aspectos entitativos do Esse divino.

As provas da existência de Deus procederão:

1ª VIA – Do movimento

Ponto de partida > A existência do movimento. Como constatam os sentidos, há no mundo coisas que se movem. (Certum est enin, et sensu constat, aliquid moveri in hoc mundo)

1º Grau da via > Tudo o que se move é movido por outro. Ou seja: ser movido significa receber a ação de outrem, ou, noutra formulação, ser paciente da ação de outrem. Admitida a premissa (cuja evidência ninguém pode negar, sem cair no absurdo) de que há coisas que se movem, observa-se que tudo o que se move é movido por outro. Ora, todo movimento pressupõe um ato do móvel (actus mobilis), um ato do motor (actus motoris) e uma tendência a um fim (via ad terminum), que é a nova forma adquirida ao final do movimento. Ressalte-se também que todo movimento é, primordialmente, trânsito da potência ao ato. Assim, mover e ser movido são os dois aspectos no movimento, em sentido metafísico. E acrescente-se ainda que todo movimento termina na forma; a forma é o término da geração ou do movimento (est enim forma generationis terminus, diz Sto. Tomás em De Substantiis Separatis, 47.). Para que qualquer ente atualize uma de suas potências e se movimente de uma forma a outra, ou de um estado a outro, é necessário um motor para a mudança — seja um motor intrínseco ou extrínseco (no caso dos entes materiais, que não têm em si o princípio intrínseco de movimento, este será necessariamente ab extrinseco). Assim, para que a madeira atualize a sua potência para o fogo, é necessário que tal potência seja atualizada por algo que não seja ela mesma. Um motor externo do ato. No caso, será algo quente com o qual a madeira entre em contato, para adquirir a forma do fogo. Neste contexto, podemos dizer que mover é comunicar ao móvel uma perfeição (entendida aqui como forma ou operação) que ele é capaz de adquirir. Outra coisa: nenhum ente pode ser motor e móvel ao mesmo tempo em ordem a uma mesma perfeição (não pode, por exemplo, ter e não ter a forma do fogo). Enquanto móvel, o ente carece de determinada perfeição ou forma; quando movido, adquire-a. Mas, para tanto, precisa de um motor. Para esboçar uma negação desta estrutura metafísica do movimento sem cair no absurdo, precisaríamos ao menos de um exemplo atestado pela experiência de que não há coisas que se movem. Contudo, não havendo nenhuma evidência disto, é necessário admitir o primeiro grau da via, corolário da premissa inicial: tudo o que se move é movido por outro. E o movido é, na verdade, efeito da ação.

2º Grau da via > Admitido, por absoluta necessidade racional, o primeiro grau da via (que, na ordem do ser, tudo o que se move é movido por outro), vamos à questão seguinte. A realidade atual pressupõe movimentos e uma subordinação de vários motores e movidos. Mas poderá tal subordinação ser acidental? Aqui vale consignar que, nas causas ordenadas acidentalmente, a existência atual do efeito não exige a existência atual das causas próximas ou distantes para estar no pleno gozo do seu actus essendi; nas causas ordenadas essencialmente (na terminologia de Sto. Tomás, ordenadas per se), a existência atual de um determinado efeito supõe ou necessita da existência atual de todas as suas causas, sejam próximas ou distantes, para que o efeito comum se dê (veja-se aqui a diferença entre esses dois tipos de séries causais). Agora, a pergunta: para explicar o movimento atual no ser, é possível fazê-lo apenas pela subordinação de causas acidentais? A resposta é “não”. Pois se na ordem do ser houvesse apenas subordinação acidental, em algum momento seria possível o nada absoluto, uma ruptura no ser. Esta observação será desenvolvida na terceira via. Agora, cabe dizer que, de fato, a razão pode até imaginar uma série infinita de motores — acidental ou essencialmente ordenados —, para tentar explicar o movimento atual, mas, por mais que aumentemos a série de motores e móveis a uma ordem cósmica de grandeza “infinita”, tal razão será deficiente: sempre será necessário admitir, para cada movimento, um motor, e enquanto não concebemos um primeiro motor não-movido (ou seja: imóvel, sem potência passiva para receber perfeições de outrem), torna-se absolutamente aporético o movimento atual na ordem do ser. É, portanto, uma necessidade racional conceber o primeiro motor imóvel como término da série essencialmente ordenada de causas do movimento. [Abordaremos em detalhes, no próximo texto, os porquês da impossibilidade da série causal infinita]

3º Grau da via > Conclusão. Concebido o primeiro motor imóvel como o único capaz de explicar satisfatoriamente o movimento atual (sempre lembrando-nos de que todo movimento pressupõe um motor), a identidade entre esse primeiro motor e o conceito que todos os homens têm de Deus passa a ser quase imediata. Ele move todos os demais e não é movido por nenhum (omnipotência divina); sua atividade é fonte de todos os atos posteriores a ele (alcance universal da ação divina); ele é subsistente por si (eternidade/imortalidade divina); sua plenitude de ser, posto que não ele possui potência para o não-ser, indica perfeição absoluta (omniperfeição divina).

2ª VIA – Da subordinação das causas eficientes

Ponto de partida > A existência da causalidade. Como nos atesta a experiência, observamos na ordem sensível causas eficientes que produzem um efeito comum, como foi dito acima a propósito da primeira via. Portanto, noutros termos: há coisas que são causadas. Negar isto é cair no absurdo, demitir-se do senso comum, buscar caminhos aporéticos — como o de David Hume, do qual ainda falaremos no blog.

1º Grau da via > É impossível que uma coisa seja a causa do si mesma na ordem do ser. Lembremo-nos, aqui, da noção de causalidade na perspectiva tomista: dependência no ser. A razão, pautada na experiência, nos aponta para a absoluta necessidade de que assim seja. Isto porque nada é anterior a si mesmo, pois postular tal coisa é cair no absurdo metafísico e lógico. Portanto, é necessário admitir, neste grau da via, que as coisas causadas são efeitos. Ocorre que, na presente consideração, Sto. Tomás tem em vista os efeitos para os quais concorrem várias causas ordenadas per se, entre as quais a primeira é causa da intermédia (seja uma ou muitas) e esta é a causa da última. Como dizia Leonel Franca, reparemos, por exemplo, que o olho humano, para ver, necessita de inumeráveis causas ordenadas essencialmente: um sistema de filetes nervosos capazes de transmitir ao cérebro as imagens captadas; uma série de meios transparentes, sólidos e líquidos, constituindo um sistema dióptrico para garantir que a imagem se forme na retina; uma lente de curvatura variável – o cristalino – que permite adaptar a visão a várias distâncias; o humor lacrimal que lava o olho e mantém a superfície da refração, conservando-lhe a transparência; um diafragma que elimina raios periféricos de luz e assegura a nitidez da imagem; a dualidade dos olhos que permite a visão estereoscópica com a percepção do relevo e da terceira dimensão; a cavidade das pálpebras que protege todo o aparelho ocular; etc. Todas essas causas se ordenam essencialmente e convergem para o efeito comum, a saber: ver! Isto porque, numa relação de dependência no ser, suprimida a ordenação essencial das causas, cessa o efeito — necessariamente. Assim, se uma dessas causas deixar de ser, o ato da visão, que é efeito comum de todas elas, cessará ou, na melhor das hipóteses, será grandemente comprometido. Isto vale ainda mais para o ser: se fosse possível uma ruptura no ser, teria havido em algum instante o nada absoluto, que por sua absoluta impotência nada poderia gerar. Não estaríamos aqui e agora discutindo o problema... Veremos ainda nesta série sobre a prova da existência de Deus que o nada absoluto é impossível.

2º Grau da via > Numa subordinação per se de causas eficientes — e podemos tomar o olho humano como ponto de analogia —, não cabe (assim como na primeira via) uma série indefinida ou infinita, mas é absolutamente necessário chegar a um primeiro da série: a uma causa não causada por nenhuma outra. Se se postula a série infinita — que, além do mais, é uma contradição nos termos, porque se é uma série possui um modo de ser específico e, portanto, é finita —, cai por terra a explicação da atualidade das causas eficientes, o evidente ponto de partida da via. Além disso, excetuando o modo de causar de Deus, o qual por razões óbvias não podemos tomar como ponto de partida da demonstração da Sua própria existência, a experiência nos mostra que, onde há causa, há anterioridade com relação ao efeito, que por sua vez é sempre posterior à causa, o que configura a subordinação. Noutras palavras: se postulamos uma causalidade eficiente ao “infinito”, torna-se absurda a causalidade atual cuja evidência foi anteriormente consignada. Mas, como se disse acima, refutaremos no próximo texto a tese de que a causa pode ser infinita (o que não faremos agora para não perder o fio da meada). Lembremos por ora que, na metafísica tomista, o ato de ser é a máxima perfeição dos entes e é, também, uma participação no Esse divino. Se aceitássemos a série infinita (impossível por definição), aceitaríamos a tese de que um ente — em sua radical indigência ontológica — seja capaz de dar a si mesmo o ser, ou seja: autocriar-se, o que é impossível. Portanto, é necessário admitir uma causa eficiente primeira não causada por nenhuma outra.

3º Grau da via > Conclusão. Essa causa eficiente primeira difere de todas as causas eficientes segundas quanto à posse do ser, pois, sendo a primeira causa não-causada, é necessário admitir que, nela, ser e operar sejam a mesma coisa, ou, noutra formulação — o seu operar é o seu ser em termos absolutos (simpliciter), enquanto o operar dos entes é ser em sentido relativo (secundum quid), ou seja: circunscrito e limitado por esta ou aquela forma. A identidade dessa causa eficiente primeira com aquele a que todos chamam Deus é clara: sendo primeira, é causa de todas as demais (causalidade universal); sendo primeira, todos os demais estão submetidos à sua radical ação, da qual dependem para ser (omnipotência e atividade mantenedora de Deus).

3ª VIA – Da contingência

Ponto de partida > O fato da contingência. Como nos atesta de forma inequívoca a experiência, é evidente que há coisas que podem ser e não ser (possibilita esse et non esse). Negar esta evidência conduz ao absurdo. Basta observarmos todos os entes à nossa volta (sem nenhuma exceção): todos podem ser e não ser, ter esta ou aquela forma, ser gerados e se corromper.

1º Grau da via > Tudo o que pode ser ou não ser, com certeza um dia não foi. Dirá Sto. Tomás que é impossível que todos os entes sejam contingentes, ou seja: possam ser e não ser. É preciso chegar a um que seja necessário — sem nenhuma potência para não ser. Isto porque, se todos os entes fossem desta condição (contingentes), chegaríamos também aqui à conclusão de que houve, em algum momento, o nada absoluto, o qual seria absolutamente impotente para trazer algo ao ser. Convém frisar neste ponto o seguinte: tanto o “poder ser” como o “poder não ser” pressupõem um ente em ato, anterior. Lembremos de Aristóteles, que diz (na Metafísica, XII, 6) que uma potência pode não atuar, mas o ato não pode deixar de atuar, pois isto implicaria a possibilidade de cessação do movimento, o que para o Estagirita é impossível. Santo Tomás aprimora o argumento aristotélico afirmando que, se todas as coisas, sem exceção, tivessem possibilidade de não ser, haveria um momento em que nenhuma coisa foi. (Si igitur omnia sunt possibilia non esse, aliquando nihil fuit in rebus). Isto porque, se todos os entes podem não ter sido sempre, hão de ter começado a ser — e como nenhum ente contingente tem o condão de dar o ser a si mesmo, é necessário haver algo cujo ser seja subsistente. Ademais, se houvesse o nada absoluto, nada estaria sendo agora, pois o que é só pode provir de um ente em ato, e não do nada. Ou seja: o absoluto nada é absolutamente impotente para dar o ser, pois se fosse potente, não seria o nada, mas algo. Para explicar a atualidade das coisas contingentes, portanto, a razão necessita postular a existência de um Ser necessário e subsistente. Fugir a esse caminho é, literalmente, cair no irracional. Assim, aceitemos o 1º grau da via: tudo o que pode não ser, com certeza um dia não foi, pois o que tem potência para não ser, com certeza não pode ter sido sempre.

2º Grau da via > Admita-se, portanto, a existência de um ser necessário, que sempre foi e existiu, como princípio da série causal essencialmente ordenada. Pois bem: esse ser necessário, ou tem por si mesmo a existência necessária, ou a recebeu de outro. Mas esta segunda hipótese suscita o mesmo problema anterior, pois numa subordinação de entes presumivelmente necessários, também não se pode proceder ao infinito, pelas razões já apontadas. É preciso pôr um fim à série. E este fim é a admissão da existência de um Ser Necessário, em sentido absoluto.

3º Grau da via > Conclusão. O Ser Necessário é o único que pode dar o ser aos contingentes, e tem a sua existência devida à sua própria natureza. Tal ser necessário, dirá Santo Tomás ao final desta via, é esse a quem todos chamam ‘Deus’ (quod omnes dicunt Deum). Aqui, novamente, a identidade entre ser necessário e Deus é quase imediata: ser absolutamente necessário é ser por si mesmo (subsistência/eternidade); é ser ato puro, sem mescla de potência (omniperfeição e omnipotência divinas); todos os contingentes, que têm ser, estão (de) pendentes do Ser Necessário (conservação de todas as coisas por Deus); etc.

4ª VIA – Dos graus de perfeição

Ponto de partida > A gradação na ordem do ser. Há coisas que comportam o mais e o menos. Mais quente, menos quente, maior e menor, mais perfeito, menos perfeito. Este ponto de partida também provém da experiência — a qual tem sua base radical nos dados fornecidos pelos sentidos. Negar haver gradações é negar uma evidência que até mesmo um animal irracional percebe, quando por exemplo foge de um calor excessivo, ou quando está com frio e se aproxima do calor para esquentar-se. Haver mais e menos na ordem do ser, portanto, é evidentíssimo.

1º Grau da via > Antes de tudo, faça-se a ressalva preliminar de que há de fato perfeições que não comportam graus — como todas as genéricas ou relativas às espécies. Por ex.: não existe mais ou menos animal, mais ou menos cachorro, mais ou menos homem, mais ou menos árvore, mais ou menos cor, etc. Entre as perfeições que podem ter graus, de acordo com o tomista Francisco Muñiz, destacam-se as acidentais que têm uma razão unívoca dentro de uma mesma espécie (a temperança, justiça e a ciência, etc. no homem); as transcendentais puras que têm razão análoga (o ser, a bondade, a verdade, etc.); e as não-transcendentais que também possuem razão análoga entre diferentes espécies (o querer, entender, etc.). Santo Tomás, OBVIAMENTE, refere-se nesta quarta via demonstrativa aos graus de perfeição nas realidades... que comportam graus! Isto considerado, o primeiro grau da via será, portanto, a consideração de que as perfeições realizadas em diversos graus são causadas, ou seja, são efeitos da ação de outrem, porque o mais e o menos se dizem de acordo com a sua proximidade ou distância do máximo (sed magis et minus dicuntur de diversis secundum quoq apropinquant diversimode ad aliquid quod máxime est). Por ex.: Os graus de calor nos planetas do sistema solar diferem na exata medida em que mais se aproximam ou mais se distanciam da causa do calor — o sol. E assim quanto às demais coisas. São efeitos, portanto.

2º Grau da via > Pois bem: tudo o que é, tem ser, está na posse do seu actus essendi, mas não possui o ser em plenitude — pois é limitado por sua forma entitativa específica. Eu, por exemplo, não posso atualizar todas as possibilidades do ser, mas apenas algumas poucas. E assim com todos os demais entes. A doutrina da participação, que Santo Tomás assimila de Platão (tirando-a da aporia da cisão entre a essência da Idéia pura e o seu correspondente nas essências mistas), tem aqui uma de suas belas sínteses metafísicas, e, se esquecermos que o ser, para Santo Tomás, é perfeição de todas as perfeições, talvez não dimensionemos o alcance desta quarta via. No plano metafísico, o corolário da premissa assumida no primeiro grau da via é o seguinte: todos os entes têm ser, em maior ou menor grau, na medida em que se aproximam ou se distanciam daquele que não apenas está na posse do seu ato de ser, mas é o próprio ser (ipsum esse). Existe algo que é máximo ser e causa do ser de todos os entes (na formulação do Angélico: ergo aliquid quod omnibus entibus est causa esse). A aceitação desse maximum do qual todos participam é uma adesão necessária do intelecto, ao considerar que ter uma perfeição em máximo grau é tê-la por si e essencialmente, e tê-la de um modo fragmentado é tê-la por participação naquela que é por si mesma. Assim, para que todas as coisas sejam (e o são conforme algum modo, e com os seus graus específicos), é preciso que haja um ser em sumo grau que não receba de outrem nada estranho à sua própria natureza (e o estranho à sua natureza seria o não-ser), mas, ao contrário, que participe a sua natureza a todos os outros. Assim, o segundo grau da via é a assunção, por uma via analítica (resolutio), da necessidade de conceber um ser absolutamente pleno, o Próprio Ser Subsistente, fim último e término da série de gradações. Grau máximo de ser e doador do ser.

3º Grau da via > Conclusão. Esse Próprio Ser Subsistente que é suma verdade, suma perfeição, suma unidade, suma bondade — e, como nos diz Aristóteles, “a máxima verdade e a máxima entidade coincidem”—, é a causa do ser, da verdade, da unidade, da bondade e da perfeição em todos os entes. A identidade entre o Próprio Ser Subsistente e aquele que todos entendem por Deus é manifesta: Ele é plenitude de ser (omnipotência); é princípio dos atos de ser de todos entes (Criação); etc.

5ª VIA – Da finalidade dos agentes naturais

Ponto de partida > O fato da teleologia, nos entes desprovidos de conhecimento. A experiência vulgar nos atesta que existem no mundo entes que, carecendo de conhecimento, obram por um fim. Prova disso é que sempre obram identicamente, como os próprios sentidos nos informam. Vemos, por exemplo, que todos os rios possuem uma nascente e correm para o mar. Negar que há entes sem inteligência que alcançam sempre (ou quase sempre) o mesmo fim em suas operações é negar, por exemplo, que numa cachoeira a água do rio não vai sempre cair e produzir o mesmo efeito, dadas as suas condições naturais. A finalidade nas operações da natureza é, portanto, o ponto de partida evidente desta via.

1º Grau da via > Os entes que carecem de inteligência, quando operam por um fim, o fazem ordenados por uma inteligência. Ou seja, são efeitos de uma ação inteligente. Para aceitar este primeiro grau da via, é necessário considerar que, ao dizer que obram por um fim, mesmo carecendo de conhecimento, Santo Tomás indica que operam de forma tal que, no próprio operar, alcançam a sua excelência, ou que é ótimo (ut consenquantur id quod est optimum), e esse ótimo é a própria conservação de suas espécies, pois, como S. Tomás frisa em diferentes pontos de sua imensa obra, os princípios de cada natureza são imutáveis. Se se alteram os princípios, corrompe-se a natureza, muda a espécie. Pois bem: ao se desenvolverem como espécies que obram por fins determinados, esses agentes naturais contribuem para o equilíbrio, ordem e harmonia do universo. O homem contemporâneo é talvez mais dócil a esta premissa, na medida em que hoje ninguém duvida de que a preservação do que hoje se conhece pelo vocábulo “natureza” é fundamental para a sobrevivência da própria espécie humana. Por outro lado, este é talvez o argumento das cinco vias mais difícil de assimilar, pois a mentalidade contemporânea não é afeita à idéia de finalidade (telos) nem mesmo quando se trata de entes racionais, pois a psicologia hoje em voga — em suas mais diversas variantes — credita vários atos humanos a uma instância “inconsciente”, o que para os escolásticos (e particularmente para Santo Tomás) seria absurdo. Quanto mais falar em finalidade em entes não inteligentes! Pois bem, feita esta ressalva, avancemos: a atividade desses entes desprovidos de conhecimento, orientada a fins específicos (quase sempre os mesmos, excluindo-se os casos em que a natureza apresenta deficiências, como quando uma árvore não dá frutos por algum problema, ou quando um olho não vê, etc.), indica uma ordem que, sem uma inteligência ordenadora, seria impossível, pelas razões metafísicas que adiante veremos. Por uma analogia, Santo Tomás indica isto ao afirmar que um arqueiro (inteligente) ordena a flecha (não inteligente) a um fim, que é o alvo. Isto para ilustrar que só pode haver propriamente ordem onde há uma inteligência ordenadora.

2º Grau da via > Essa inteligência ordenadora ou é a intelecção do próprio ser subsistente, a qual provê perfeitamente os meios para a consecução dos seus atos inteligentes, ou está ordenada a entender algo superior a ela, e neste caso poderia falhar — por não conhecer todos os meios e todos os fins. Noutras palavras, quando uma inteligência (como a do homem) não se identifica formalmente com o seu ato de ser e de entender, então se diz que está em potência para ser e para entender. Assim, qualquer ordenação a um fim será tanto mais perfeita quanto melhor o agente inteligente conhecer o fim. Neste contexto, diga-se que a harmonia na ordem do ser, manifestada no universo, não poderia ser efeito da ação de uma inteligência limitada como a do homem, nem da ação de entes sem inteligência, que não produziriam seus efeitos comuns de forma harmônica. Só uma inteligência perfeita poderia ordenar perfeitamente tudo ao seu fim próprio, e produzir a ordem que percebemos em todas as coisas naturais, malgrado os defeitos eventuais, as disteleologias, que trataremos no terceiro texto desta série. Portanto, como nas demais vias, é necessário admitir o fim da série de inteligências finitas, e postular uma inteligência suprema cujo inteligir seja o seu próprio ser, para que se possa produzir essa providência universal que, desde o ponto de partida da via, observamos: a disposição natural de todas as coisas aos seus fins específicos, ao seu optimum.

3º Grau da via > Conclusão. Esse Ordenador Supremo, cuja inteligência é o próprio ato de entender, identifica-se claramente com aquele a quem todos chamamos de Deus (et hoc dicimus Deus). Ora, ser maximamente inteligente implica infinidade cognoscitiva (omnisciência divina); perfeita adequação entre meios e fins (providência divina); etc.

(continua)