Sidney Silveira
Entre 04 de março e 17 junho, o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB será palco do projeto “Caminhos da filosofia: metafísica, ética e política”, um curso livre (introdutório) ministrado por mim e pelo Nougué. As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, no auditório do 4º andar do CCBB, entre 18h30 e 20h30. As inscrições estarão abertas no próprio CCBB no decorrer do mês de fevereiro, e o número de vagas é limitado: 55.
O curso nasce de uma parceria entre o CCBB, a Livraria da Travessa e a editora Sétimo Selo — e será subdividido em dois módulos: “Ética e política: dos sofistas a Tomás de Aquino” (com o Nougué) e “Metafísica: do ente à prova da existência de Deus” (comigo).
O curso nasce de uma parceria entre o CCBB, a Livraria da Travessa e a editora Sétimo Selo — e será subdividido em dois módulos: “Ética e política: dos sofistas a Tomás de Aquino” (com o Nougué) e “Metafísica: do ente à prova da existência de Deus” (comigo).
Ao final, os participantes receberão um certificado do recém-criado "Angelicum – Instituto Brasileiro de Filosofia e Estudos Tomistas", que dá o seu primeiro passo com este projeto e deverá marcar presença — com alguma atividade ainda não definida — no VIII EIEM – Encontro Internacional de Estudos Medievais, a realizar-se na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, entre 11 e 14 de agosto, em Vitória (ES), com a presença de professores do Brasil e da Espanha.
O custo do curso no CCBB será simbólico: apenas R$ 10,00 por todos os três meses de aulas.
Aos amigos do Rio que queiram inscrever-se, sugiro: passem no CCBB nesta terça-feira (03/02), no Térreo — próximo ao lugar onde se pegam as filipetas —, pois, como são apenas 55 vagas e o jornal "O Globo" publicou uma nota sobre o curso no último sábado, acredito que, ainda nesta semana, todos os lugares se esgotarão.
Abaixo, a ementa do curso:
ÉTICA E POLÍTICA:
DOS SOFISTAS A SANTO TOMÁS DE AQUINO
Carlos Nougué
I) Os sofistas: da filosofia da natureza à investigação moral
· Protágoras e o “homem-medida”;
· Górgias e a negação da verdade;
· Pródico de Ceos: “Hércules na encruzilhada”;
· Hípias e Antifonte: cosmopolitismo e igualitarismo.
II) Sócrates: a fundação da filosofia moral
· A essência do homem;
· A amizade e a política;
· A teologia socrática;
· O método dialógico.
III) Os socráticos menores
· A escola cínica;
· O hedonismo cirenaico;
· Euclides e a escola megárica;
· Fédon.
IV) Platão: ética, política e religião
· A nova moral ascética;
· A concepção platônica da política;
· A construção do Estado ideal;
· A finalidade das leis;
· Arte e retórica: afastamento do verdadeiro.
IV) Aristóteles: as ciências das coisas humanas
· As relações entre ética e política;
· A felicidade;
· A cidade e o cidadão;
· Os regimes políticos;
· O propriamente helênico no Estagirita.
V) Os estóicos e Cícero: a lei natural
VI) Santo Agostinho: a fundação da política cristã
· a Cidade de Deus;
· a cidade do amor-próprio;
· o demônio e as cidades carnais;
· o fim de um Império;
· uma dificuldade.
VII) Santo Tomás de Aquino: a virtude e a cidade
ordenadas à felicidade
· o religioso e a ética;
· o bem comum e a arte civil;
· o fim do homem e o da multidão;
· as virtudes políticas;
· os deveres do governante;
· a Lei e as leis;
· o poder político e o melhor regime;
· as relação entre o poder temporal e o espiritual.
I) Os sofistas: da filosofia da natureza à investigação moral
· Protágoras e o “homem-medida”;
· Górgias e a negação da verdade;
· Pródico de Ceos: “Hércules na encruzilhada”;
· Hípias e Antifonte: cosmopolitismo e igualitarismo.
II) Sócrates: a fundação da filosofia moral
· A essência do homem;
· A amizade e a política;
· A teologia socrática;
· O método dialógico.
III) Os socráticos menores
· A escola cínica;
· O hedonismo cirenaico;
· Euclides e a escola megárica;
· Fédon.
IV) Platão: ética, política e religião
· A nova moral ascética;
· A concepção platônica da política;
· A construção do Estado ideal;
· A finalidade das leis;
· Arte e retórica: afastamento do verdadeiro.
IV) Aristóteles: as ciências das coisas humanas
· As relações entre ética e política;
· A felicidade;
· A cidade e o cidadão;
· Os regimes políticos;
· O propriamente helênico no Estagirita.
V) Os estóicos e Cícero: a lei natural
VI) Santo Agostinho: a fundação da política cristã
· a Cidade de Deus;
· a cidade do amor-próprio;
· o demônio e as cidades carnais;
· o fim de um Império;
· uma dificuldade.
VII) Santo Tomás de Aquino: a virtude e a cidade
ordenadas à felicidade
· o religioso e a ética;
· o bem comum e a arte civil;
· o fim do homem e o da multidão;
· as virtudes políticas;
· os deveres do governante;
· a Lei e as leis;
· o poder político e o melhor regime;
· as relação entre o poder temporal e o espiritual.
METAFÍSICA:
DO ENTE À PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS
DO ENTE À PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS
Sidney Silveira
I) Primeiros enfoques
· Necessidade da metafísica
· Período escolástico: a metafísica como grau máximo de abstração
· A tarefa do sábio, segundo Tomás de Aquino
· Filosofia realista versus filosofias idealistas
· O ser: base para a teoria do conhecimento
II) O ente
· Nas perspectivas ontológica, metafísica e gnosiológica
· Ente real e ente de razão
· Os transcendentais do ser
· Potência e ato: aplicações práticas da teoria
III) Ser e causalidade
· O ser como ato de todos os atos e perfeição de todas as perfeições
· Principais características dos processos causais
· Causas essencialmente ordenadas e causas acidentalmente ordenadas
· Princípio de causalidade, base da prova da existência de Deus
· Tomás de Aquino e David Hume confrontados
IV) O argumento ontológico de Anselmo de Cantuária
· O conceito de evidência aplicado aos entes e a Deus
· O ser acima do qual nada pode ser pensado
· A refutação do argumento por Tomás de Aquino
· Tentativa de refutação do argumento por Kant
V) A estrutura metafísica do movimento
· Os seis movimentos, segundo Aristóteles
· O Primeiro Motor Imóvel: um Deus ao qual não se pode rezar
· Acréscimos de Tomás de Aquino
· Diferenças entre o Primeiro Motor Imóveis e o Próprio Ser Subsistente
VI) Aplicações metafísicas
· O hilemorfismo de Aristóteles
· O ser como ato intensivo em Sto. Tomás
· Ser e existir
· A crítica de Heidegger à Metafísica
VII) Husserl e Tomás de Aquino
· Teoria do conhecimento intuicionista: a redução eidética
· Diferenças e semelhanças entre Husserl e Duns Scot
· Teoria do conhecimento realista: o conceito de abstração
· A verdade como adequação do intelecto à coisa
· Irredutibilidade entre tomismo e fenomenologia
VIII) A prova metafísica da existência de Deus
· A existência de Deus como problema
· As cinco vias tomistas
I) Primeiros enfoques
· Necessidade da metafísica
· Período escolástico: a metafísica como grau máximo de abstração
· A tarefa do sábio, segundo Tomás de Aquino
· Filosofia realista versus filosofias idealistas
· O ser: base para a teoria do conhecimento
II) O ente
· Nas perspectivas ontológica, metafísica e gnosiológica
· Ente real e ente de razão
· Os transcendentais do ser
· Potência e ato: aplicações práticas da teoria
III) Ser e causalidade
· O ser como ato de todos os atos e perfeição de todas as perfeições
· Principais características dos processos causais
· Causas essencialmente ordenadas e causas acidentalmente ordenadas
· Princípio de causalidade, base da prova da existência de Deus
· Tomás de Aquino e David Hume confrontados
IV) O argumento ontológico de Anselmo de Cantuária
· O conceito de evidência aplicado aos entes e a Deus
· O ser acima do qual nada pode ser pensado
· A refutação do argumento por Tomás de Aquino
· Tentativa de refutação do argumento por Kant
V) A estrutura metafísica do movimento
· Os seis movimentos, segundo Aristóteles
· O Primeiro Motor Imóvel: um Deus ao qual não se pode rezar
· Acréscimos de Tomás de Aquino
· Diferenças entre o Primeiro Motor Imóveis e o Próprio Ser Subsistente
VI) Aplicações metafísicas
· O hilemorfismo de Aristóteles
· O ser como ato intensivo em Sto. Tomás
· Ser e existir
· A crítica de Heidegger à Metafísica
VII) Husserl e Tomás de Aquino
· Teoria do conhecimento intuicionista: a redução eidética
· Diferenças e semelhanças entre Husserl e Duns Scot
· Teoria do conhecimento realista: o conceito de abstração
· A verdade como adequação do intelecto à coisa
· Irredutibilidade entre tomismo e fenomenologia
VIII) A prova metafísica da existência de Deus
· A existência de Deus como problema
· As cinco vias tomistas