quinta-feira, 11 de julho de 2013

Quem secou o pranto, pode novamente amar — a retomada do blog


Sidney Silveira
O tomista Luiz Astorga, parceiro de várias empreitadas editoriais filosóficas nos últimos anos, chamou-me a atenção com rude franqueza. O grande amigo e tradutor Carlos Nougué, amante da obra de Santo Tomás, disse-me que eu me precipitei, ao encerrar o Contra Impugnantes. Sacerdotes pediram-me que reconsiderasse a decisão. O Prof. Antonio Angueth, que mantém ótimo espaço na internet, lamentou o fato e se dispôs a ajudar-me a sair da situação financeira difícil em que sucumbi, após a cirurgia cardíaca. Olavo de Carvalho mandou rezar Missas em intenção de minha recuperação em Richmond, e juntamente com a sua esposa Roxane manifestou o desejo de ajudar-me de alguma maneira a não encerrar o blog. Tudo isso me comoveu imensamente, e se trago a público algumas dessas manifestações generosas é para que estas e outras pessoas saibam o quanto influenciaram na minha reconsideração. 
Continuo, após quase um mês e meio da postagem em que me despedia dos leitores, a receber mensagens. Depoimentos de conversão ao Catolicismo. Relatos de verdadeira reorientação existencial, como o do rapaz que, após ler uma postagem do blog, se esforçou por largar o vício da pornografia na internet — e, com a árdua vitória, se foram os vários sintomas psicossomáticos em que a sua vida se consumia. Escritos de sincero agradecimento e de orações pela minha saúde, espiritual e financeira, assim como verdadeiros puxões de orelha, acabaram fazendo o efeito da constância da água mole em pedra dura.
O esgotamento espiritual se foi, com a graça de Deus, e as dificuldades materiais talvez não vão embora até o fim de minha vida, dado o ponto que alcançaram. Enfim, chegou o momento em que disse a mim mesmo: e daí? Percebi que esta iniciativa não mais me pertence por inteiro, e apesar das dificuldades pessoais o trabalho deve continuar, tanto aqui como no Instituto Angelicum, o qual finalmente terá em breve um site e retomará as suas atividades editoriais e de cursos.
Recomeço com o mesmo espírito de fé e de amor à Igreja e a Santo Tomás de Aquino com que o Contra Impugnantes iniciou, em 2008. As postagens virão no compasso do meu tempo disponível para escrever, pois continuo a ter que ganhar o pão.
Mas virão, nesta nova roupagem que tem uma parte de minha estante da sala como pano de fundo.

Muito obrigado a vocês.