terça-feira, 16 de julho de 2013

Mote metodológico do breve curso "MANIFESTO DAS SOMBRAS: A POLÍTICA BRASILEIRA À LUZ DA FILOSOFIA PERENE"

Sidney Silveira
Frisa Santo Tomás, em seu profundo "Comentário ao Prólogo de S. João", que a contemplação é ampla quando alguém considera os efeitos da causa na própria causa. A saber: quando conhece não apenas a essência da causa, mas também a virtude pela qual a causa se estende a muitas coisas. A contemplação joanina foi perfeita, de acordo com o Aquinate, porque o Evangelista foi conduzido e elevado à altura da realidade contemplada.

Pois muito bem: nas oito horas de aula do curso que acontecerá em agosto, não se espere a proposição de fórmulas mágicas para resolver a lastimável crise política brasileira. Ela será abordada em alguns dos seus vetores, sem dúvida, mas a idéia-mestra é convidar todos a contemplá-la a partir da nobilíssima atalaia da filosofia política do Aquinate.
VER, com os olhos do espírito, alguns dos atuais efeitos deletérios elevando-nos às causas sem as quais nem mesmo pode haver política, em sentido estrito.
Aos muitos amigos que me escreveram pedindo o retorno do Contra Impugnantes e das atividades do Angelicum, digo: uma maneira de começar a nos ajudar a prosseguir cm o trabalho é participando deste mini-curso.
As inscrições continuam abertas, conforme indicações do cartaz acima, e também no Facebook em: