quinta-feira, 1 de agosto de 2013

BREVE EMENTA do curso “Manifesto das Sombras”

Sidney Silveira
1-     Expor sumariamente os pressupostos da doutrina tomista sobre a política, mostrando a sua atualidade.
2-     Propor três ciclos históricos, que culminam no presente momento:
a) Era da Perda da Fé (séculos XIV ao XVIII);
b) Era da Perda da Esperança (séculos XIX e XX — até o Concílio Vaticano II); e
c) Era da Perda da Caridade (final do século XX e século XXI).
Neste último tópico, serão apontados vetores da destruição completa da verdadeira noção de bem comum, assim como a transformação maquiavélica da política num fim em si, e também como mera luta por manutenção no poder, com os malefícios daí decorrentes.
3-     Analisar o presente momento à luz destes princípios, sem deixar de salientar que o processo de degenerescência civilizacional chegou ao ponto em que não é humanamente possível pôr-lhe freios. A menos que se mudem os revolucionários critérios liberais — no sentido católico tradicional — transformados em pano de fundo de todas as maneiras atuais de fazer política: do neocomunismo, que cresce nas Américas, à configuração caótica das plutocracias contemporâneas.
Neste contexto, tentar-se-á apontar porque a agenda globalista poderia ser combatida eficazmente APENAS se a Igreja voltasse a expressar — de maneira solene e apostólica — os princípios do seu Magistério, sem matizar o discurso ou tentar adaptá-lo àquilo que é, formalmente, o seu avesso.
Pequena bibliografia indicada a quem quiser aprofundar-se nas premissas propostas no breve curso:
Santo Tomás de Aquino
Suma Teológica (todo o tratado da lei)
Comentário à Política de Aristóteles, Prólogo e Lectio I (encontrável na internet, em francês/latim:

ou espanhol, em:

Jorge Martínez Barrera
A Política em Aristóteles e Santo Tomás (obra esgotada, encontrável na Estante Virtual)

Platão
República, Fedro, Leis e Político

Patrícia Calvário
O Governo da Cidade no De Regno

Aqui a advertência fica para o fato da equívoca terminologia “dois fins do homem”, adotada pela Autora, pois em verdade há um único fim, Deus, sendo o outro fim intermediário instrumental.

Textos autorais publicados no Contra Impugnantes sobre o tema também serão indicados, ao longo das aulas.

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