sábado, 5 de abril de 2014

Chamada para o curso "A Língua Absolvida"


Sidney Silveira

Este meu bate-papo com o amigo Sergio De Carvalho Pachá, filólogo, lexicógrafo, escritor, dicionarista, gramático, poeta e tradutor é um pequeníssimo tira-gosto do curso "A Língua Absolvida", do Instituto Angelicum, que terá início em maio deste ano.

Todas as informações a respeito do conteúdo pedagógico a ser oferecido — assim como as atinentes a matrículas, mensalidades e outras questões administrativas — estarão disponíveis, a partir da próxima segunda-feira, no site do Angelicum (www.institutoangelicum.com.br).

Não se tratará propriamente de gramática expositiva, e sim de uma iniciativa voltada à resolução de problemas vernaculares da língua portuguesa — tratados por um notabilíssimo estudioso. 

Serão vídeos semanais em que servirei, com muita honra, de coadjuvante do prof. Sergio Pachá, trazendo-lhe questões e tecendo comentários à sua exposição. Além dos vídeos, haverá um espaço no site em que o lexicógrafo publicará textos e responderá às perguntas dos alunos.

Esta iniciativa é de PROVEITO DE TODOS, independentemente de idade, sexo, ideologia ou profissão. Em síntese, este é um projeto de resgate do instrumento básico de coesão social e identidade nacional que décadas de teorias construtivistas destruíram no Brasil: a língua portuguesa — ilustre desconhecida da imensa maioria das pessoas abaixo da faixa dos 45 anos. Entre estas, mesmo as com certo pendor para a escrita acabam por cair ou num coloquialismo fácil, que confundem com simplicidade, ou na triste postura do arrogante, em geral jovem, que envolto em cueiros enfezados pontifica sobre assuntos acerca dos quais não tem a mínima noção.

A partir de agora, apresentamos-lhes a língua sinfônica e pictórica com a qual se pode ir ao céu do pensamento abstrato, mas também às regiões abismais onde a alma freme — na alegria ou na desdita.