terça-feira, 22 de abril de 2014

Brasil, conhece-te quem te viu nascer



Sidney Silveira

22 de ABRIL DE 1500: DESCOBRIMENTO 
26 de ABRIL DE 1500: ATO ESSENCIALMENTE FUNDANTE DO BRASIL

Diferentemente do que dizem alguns livretos de história, o ato fundante do Brasil foi a Missa celebrada por D. Henrique de Coimbra, no domingo 26 de abril de 1500, numa praia situada no (atual) sul do Estado da Bahia. 

Imagino o impacto, a estupefação dos índios perante o belíssimo o sacrifício ritual da Santa Missa, sucedido pela primeira vez entre nós na então chamada Terra de Vera Cruz. 

Tiremos uma idéia mais ou menos aproximada disso pelo que escreve Pero Vaz de Caminha, em sua Carta a El-Rei D. Manuel I: 

"Viu um deles umas contas de rosário, brancas; fez sinal que lhas dessem, e folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço; e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dariam ouro por aquilo".

O famoso quadro de Victor Meirelles intitulado "Primeira Missa no Brasil" está aqui no Rio, no Museu Nacional de Belas Artes. Ao vê-lo pela primeira vez, não pude conter a comoção. Foi como se estivesse ali, de joelhos, ao lado daqueles que seriam cristianizados tempos depois pelos jesuítas.

Chorei pelas nossas potencialidades malogradas.

Mas, em bom português, agradeci a Deus, que tudo dispõe (o bem e o mal) em ordem à excelência, ainda quando não estamos capacitados a enxergá-la.