quarta-feira, 27 de agosto de 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS: Curso de Memorização dos Salmos



Sidney Silveira

MEMÓRIA, sentido interno da psique humana, é capacidade natural de recordar. De atualizar o passado na mente — daí dizerem alguns filósofos escolásticos que a memória participa daquilo que eles próprios denominavam como "razão inferior".

Em síntese, memória não é inteligência, mas algo de que a inteligência se vale para relacionar-se com o mundo, consigo mesma e com Deus.

O fiósofo alemão Josef Pieper, baseando-se na antropologia de Santo Tomás de Aquino, define a memória como FIDELIDADE AO SER. Ou seja, trata-se da potência de reter as coisas e os acontecimentos reais, quer dizer, exatamente como são, foram ou ocorreram. 

A falsificação das lembranças — por ardis às vezes semiconscientes — implica a literal perversão da memória. É quando o sujeito muda interiormente o vetor de um fato para lembrar dele de maneira menos incômoda.

Seja como for, não é desta memória natural que trata o presente curso.

Aqui, a referência é à memória TREINADA. À mnemotécnica que auxilia a memória natural a guardar, de maneira ordenada e eficaz, quaisquer informações ou conceitos

Este Curso de Memorização dos Salmos terá o seguinte procedimento metodológico: identificado o tema geral de cada Salmo, é sinalizado o tópico de que trata cada versículo, dando ao leitor o sentido de unidade espiritual do texto sagrado.

Esta síntese servirá como ponto de partida para a aplicação de uma técnica de associação entre números, substantivos e conceitos — cuja leitura, audição e expressão oral o aluno repetirá entre uma lição e outra.

Sem perder do horizonte a experiência de autores como Kevin Vost, renomado doutor em psicologia, autor dos clássicos "Memorize the Faith" e "Memorize the Reasons", e Francis Yates, historiadora que escreveu o conceituado "The Art of Memory", para o presente curso nos valeremos da técnica associativa acima aludida.

Por sua maior simplicidade e em vista do considerável suporte da exposição comentada de cada Salmo. 

Os parâmetros conceptuais que permearão esta iniciativa são todos retirados do inesgotável tesouro da psicologia de Santo Tomás de Aquino.

(...)

O texto continua na página de inscrição do curso: