segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A virtude existe?


Sidney Silveira

CURSO "PSICOLOGÍA DE LA TEMPLANZA"

O título desta postagem é a questão "an sit" pressuposta nas aulas do curso "Psicología de la Templanza" — comigo e com o Prof. Martín Echavarría, psicólogo e filósofo tomista. Trata-se do transfundo dos problemas a serem apresentados.

Por sua vez, a questão "quid sit" dará resposta efetiva à pergunta sobre "o que é" a virtude da temperança. Por fim, esperamos deixar claro qual é o modo próprio ("quomodo sit") da referida virtude.

Assim eram os escolásticos: mestres do método e da organização; assim hão de ser quaisquer apreciadores deste notável hábito filosófico. Portanto, para não escaparmos a um procedimento muito caro ao filosofar do Aquinate, apresentaremos primeiramente a virtude da temperança (parte do Prof. Martín), e somente depois mostraremos as principais características do seu vício contrário, a intemperança (parte que me caberá).

O nosso intuito é não deixar margem a dúvidas no tocante aos BENEFÍCIOS PSÍQUICOS provenientes da aquisição da virtude da temperança, e, no vetor contrário, pincelar com diferentes argumentos a enorme desgraça que é descambar no vício da intemperança — o qual não deve ser confundido com um aparentado seu: a incontinência.

As aulas começarão a ser postadas no próximo dia 10/08, E AS INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS EM:


O prof. Martín já me mandou todas as aulas referentes à sua parte, e agora me dedicarei a legendar cada uma delas.