terça-feira, 10 de março de 2015

Psicologia Dinâmica


Sidney Silveira

O jovem psicólogo Rafael De Abreu está fazendo mestrado internacional pela Universitat Abat Oliba (CEU), de Barcelona, com o Prof. Dr. Martín Federico Echavarría, amigo que se notabiliza por seu corajoso trabalho de resgate da obra de Tomás de Aquino no âmbito da psicologia. Aqui no Brasil, Rafael tem feito esporádico acompanhamento comigo relativamente ao arcabouço conceptual da psicologia do "Doctor Communis", que ele aplicará em sua terapêutica.

Sem inventar a roda, sem pretender ser original, ou seja, apenas aplicando a genial cartilha do realismo tomista, Abreu recorrerá aos princípios universalíssimos duma psicologia de base metafísica, alguns dos quais estão explicitados no seu site — abaixo indicado.

Aos amigos católicos, não custa lembrar que TRATAMENTO PSICOLÓGICO NADA TEM DE CONTRÁRIO À FÉ, pois se distingue do tratamento espiritual pelo âmbito formalmente distinto em que se dá. A propósito, quem dera muitos dos atuais diretores de almas apelassem aos princípios da psicologia do Aquinate.

Às demais pessoas, digo que é muito melhor recorrer a um psicólogo que está buscando aprofundar-se na tradição tomista do que cair nas mãos de algum terapeuta que contribuirá para a pessoa perder todas as suas bússolas psíquicas.

Rafael já está atendendo no Centro do Rio de Janeiro.

Os contatos dele estão no link desta postagem.