sábado, 20 de junho de 2009

Deu no JB

Sidney Silveira
Abaixo, faço menção ao texto publicado hoje (sábado, 20/06), no Caderno Idéias, do Jornal do Brasil, e reitero o convite para o lançamento deste tão importante livro do Padre Álvaro Calderón:

"Calderón, o teólogo
Será terça, na Elizart Livraria — um dos mais antigos e charmosos sebos do Rio —, a partir das 18h30min, o lançamento do livro A Candeia Debaixo do Alqueire, do teólogo Álvaro Calderón, da Fraternidade Sacerdotal São Pio X. Trata-se de uma disputatio em estilo escolástico, na qual Calderón recorre ao método dialético para impugnar todas as mudanças ocorridas na Igreja a partir do Concílio Vaticano II. O suporte editorial é da Sétimo Selo, e o livro é o primeiro editado pelo Angelicum – Instituto Brasileiro de Filosofia e de Estudos Tomistas. A Elizart fica na Rua Marechal Floriano, 63".

O método da disputatio, ao qual o texto do JB faz alusão — e sobre o qual já falamos reiteradas vezes no Contra Impugnantes —, é um verdadeiro raio-X do discurso científico, na medida em que arrola com clareza todas as objeções à tese demonstrada no corpus do texto. O leitor deve estar avisado e tomar muito cuidado, para não tomar as objeções pela tese explicitada na Resposta.

À guisa de tira-gosto, publico abaixo a primeira objeção desta disputatio:

"ARTIGO PRIMEIRO
Se o Magistério conciliar não é infalível

OBJEÇÕES
Primeira objeção geral:
O Magistério de um Concílio Ecumênico é infalível


Como ensina o autorizado esquema De Ecclesia*, preparatório do Concílio Vaticano II, “quando o colégio episcopal se reúne em concílio ecumênico com sua cabeça, o Romano Pontífice, e jamais sem ele nem sem estar-lhe sujeito, os bispos reunidos em sínodo se constituem para a Igreja universal em doutores e juízes da fé e costumes, e juntamente com ele exercem o supremo poder de ensinar, e as definições deste sínodo gozam da mesma infalibilidade que as definições ex cathedra do Romano Pontífice”. Pois bem, o Vaticano II foi um concílio ecumênico em que os Bispos se reuniram sob a autoridade do Papa, Portanto, seu magistério goza da prerrogativa da infalibilidade".

* Esquema De Ecclesia, preparatório do Concílio Vaticano II, proposto pela Comissão Teológica. 2ª Parte, c. VII: De Ecclesiae Magisterio, 1962.
Em tempo: O Globo de hoje, em sua "Agenda" de lançamentos, também alude ao evento da próxima terça-feira, no caderno Prosa & Verso.