domingo, 16 de agosto de 2015

Erich Fromm sobre Santo Tomás



Sidney Silveira

CURSO "PSICOLOGÍA DE LA TEMPLANZA"

Com o Prof. Martín Echavarría, filósofo e psicólogo tomista, e comigo.

Que o espasmo cívico de todos os brasileiros que queremos o PT fora da política não nos afaste das coisas sem as quais nenhuma política pode, a médio e longo prazos, melhorar. Por exemplo: A ATUALIDADE DA FILOSOFIA PERENE em vários âmbitos disto que, contemporaneamente, temos por hábito chamar de "ciência".

No caso do curso "Psicología de la Templanza" (cujas INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS EM: http://contraimpugnantes.com/cimoodle/course/index.php?#9), não nos custa mostrar tratar-se de algo de que, infelizmente, as faculdades de Psicologia atuais, em geral, passam ao largo.

Não raro, o aluno termina o curso sem nunca ter tido acesso a uma só definição de "alma".

Veja-se, no vídeo desta postagem, o que diz o insuspeito Erich Fromm sobre Santo Tomás de Aquino. Ou melhor, insuspeitíssimo, pois se trata de um autor neopsicanalista, neomarxista (da Escola de Frankfurt), ateu, libertário, progressista e, nas palavras do Prof. Martín, humanista no sentido dos anos 60 do século passado.

P.S. Dada a densidade dos tópicos abordados neste curso, publicaremos uma aula por semana, na área reservada do site Contra Impugnantes para quem adquiriu o curso.