quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Boccaccio — humanismo de ruptura



Sidney Silveira

GIOVANNI BOCCACCIO

MOTE: "A devassidão não é a realidade humana, mas a perversão do que, no homem, é mais real".

ENCAMINHA-SE PARA O FIM o curso "A Beleza na História Cultural", do Instituto Angelicum, que tenho a honra de ministrar conjuntamente com o meu irmão, o Prof. Ricardo da Costa.

Compartilho com os amigos um breve trecho da aula de ontem (19/11), no qual enumerei algumas premissas que configuram a estética pós-medieval.

Estes compartilhamentos de trechos dos cursos do Angelicum — como, por exemplo, parte das aulas do Prof. Sergio De Carvalho Pachá, na iniciativa pedagógica a que demos o nome de "A Língua Absolvida" — têm o intuito de divulgar um trabalho realizado em equipe.

Com amor.

Para ele crescer, precisa muito da divulgação de alunos e pessoas interessadas em obter uma formação hoje quase impossível de encontrar em nossas universidades, infelizmente.


P.S. Quando digo, neste breve vídeo, que o labor do literato não se confunde com o do filósofo, isto não implica — É CLARO — que o filósofo não tenha, ou não possa ter, talento literário. Mas sim que são distintos os âmbitos de atuação de um e de outro.