sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fim do "Contra Impugnantes"


Sidney Silveira
O Contra Impugnantes está encerrando as suas postagens a partir de hoje. Foram cinco anos em que julgo ter cumprido um papel com este modesto espaço na internet: fomentar o interesse na obra de Santo Tomás no Brasil. Sei de várias pessoas que hoje estão fazendo monografias ou teses de mestrado e doutorado (algumas, a propósito, sob minha orientação informal).
Encerrar o blog no momento em que está com a melhor média de acessos diários é quase irônico. Coincide com o fato de eu estar espiritualmente esgotado e financeiramente na penúria, desde a época da cirurgia cardíaca por que passei. Aceito a derrota. Aceito-a com a certeza de ter cumprido um dever, ou melhor, um preceito de Cristo: dar de graça o que recebi de graça.
Quanto às outras iniciativas — a menos que aconteça um milagre — também estão suspensas até segunda ordem. Refiro-me aos livros do Instituto Angelicum. Uma pena, porque algumas são obras de real valor que já estavam traduzidas. Verei se o meu parceiro nesta iniciativa toma a frente do trabalho e o leva adiante. A menos, repito, que algo muito excepcional aconteça em breve.
Conheci pessoas maravilhosas nestes anos de blog, mas também vi de perto o pior que pode haver: inveja espiritual, calúnias, detrações, murmurações e até crimes. Posso, pois, dizer que alguns católicos estão entre os piores espécimes humanos que tive o desprazer de conhecer em minha vida: covardes, traiçoeiros, incapazes de amizade verdadeira, cúpidos, sectários, obstinados e, por fim, burros. Pessoas de almas impermeavelmente opacas, algumas delas padres. Eu as perdôo porque é obrigação cristã, mas perdôo com certa comiseração de ver que é quase impossível mudarem, pois alguns de seus pecados são contra a verdade.
Outras iniciativas continuarão sem problemas, como a coordenação de livros para a coleção Medievalia, da editora É Realizações. As duas primeiras obras — Questões Disputadas Sobre a Alma, de Santo Tomás, e Protréptico, de Clemente de Alexandria — ficaram um primor. Novas coisas virão.
Aos leitores fiéis do Contra Impugnantes ao longo destes cinco anos, agradeço de coração.
Abraço a todos e vida que segue.
P.S. Peço aos interessados nos textos que os copiem, pois não é impossível que eu desative o blog; antes eu mesmo quero copiar algumas coisas, quando tiver tempo e paciência para tanto. Mais à frente, editarei em livro os que julgar de algum valor.