domingo, 29 de novembro de 2015

Temperança, fonte de apaziguamento das emoções



Sidney Silveira

PARTES INTEGRAIS, PARTES SUBJETIVAS E PARTES POTENCIAIS DA VIRTUDE CARDEAL DA TEMPERANÇA

Costumo definir "personalidade bem formada" como arquitetura de virtudes ligadas entre si por vínculos imateriais.

Isto deduzi da psicologia de Santo Tomás de Aquino, após leitura meditada ao longo de muitos anos.

Pois bem: que alegria tive agora ao rever uma das aulas ministradas no curso "Psicología de la Templanza" pelo Prof. Martín Echavarría! Trata-se de um filósofo e psicólogo que honra o nome de "tomista".

Distinções precisas, clareza expositiva, profundidade conceptual, entre outras qualidades, fazem desta iniciativa pedagógica levada a cabo no site C.I. algo não apenas voltado a psicólogos — mas a qualquer um que queira entender "o que é" o homem.

A propósito, a sintética crítica que o Dr. Martín F. Echavarría faz nesta aula (exibida aqui em breves trechos) à concepção "atomística" e anárquica da sexualidade em Freud é demolidora.

AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO CONTINUAM EM:


P.S. Tenho tido retorno excepcional de alguns psicólogos que estão fazendo o curso. A eles, sobretudo, vai o recado: não deixem de divulgá-lo a colegas e também nas universidades de Psicologia!
P.S.2. Faço o papel do chato para ressaltar o seguinte: numa situação social péssima, ter contato com um bem ótimo e não partilhá-lo constitui falha moral grave, como também é sintoma de que ou a covardia ou a vaidade podem ter ultrapassado o umbral da cura psíquica (salvam-se aqui os ignorantes invencíveis, é claro, pois não estão em condições de aquilatar com mínimo senso de proporções a ordem de bens existentes na realidade).

Ora, se "corruptio optimi pessima", a restauração do que se degradou só pode ser feita a partir do que é excelente. E as coisas mais excelentes, por sua própria natureza, estão para além de patotas e de associações episódicas pautadas nos interesses políticos do momento.