segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Importância da magnanimidade para o estudo da filosofia




Sidney Silveira

O magnânimo (do latim "magnus animus") é o sujeito psiquicamente predisposto a realizar obras grandiosas, e para tanto faz a seguinte profilaxia: antes de tudo, foge dos elogios fáceis, das adulações e dos tapinhas nas costas como o diabo foge da cruz, pois enxerga com meridiana clareza o ridículo da vanglória, verdadeira praga que pode corroer de maneira insidiosa as realizações às quais se sente chamado — por possuir com elas certa conaturalidade. 


Quantas vocações intelectuais se frustram por não serem temperadas pela virtude da magnanimidade, sobretudo entre jovens de notável potencial! Para estes, a melhor fortuna é encontrar um mestre sábio e prudente que os faça PROGREDIR SEM PASSAR PELA ARROGÂNCIA, porque quando tal coisa acontece é muito difícil depois reaprumar a alma, sobretudo se se trata de vocação filosófica. 

Ordenar, pois, os estudos como quem decodifica uma variante do xadrez — ou seja, com paciência e clara visão dos fins buscados — e ao mesmo tempo exercitar-se na virtude da humildade: eis aqui os dois primeiros degraus para quem pretenda construir algo de real valor, independentemente do sucesso ou do insucesso de seu labor aos olhos dos contemporâneos. 

A quem porventura se interesse por entender os benefícios da magnanimidade como virtude sanatória da inteligência, indico os OITO ARTIGOS da Questão 129 da IIªIIª da "Suma Teológica" de Tomás de Aquino, assim como o livro "Orden Natural y Orden Moral, de Alberto Caturelli.

Vale neste ponto uma advertência, apenas: magnanimidade e humildade andam juntas, mas só pode ser de fato humilde quem é capaz de suportar a solidão moral, ou, noutras palavras, não se sentir triste ou incomodado por remar contra a maré. 

Por isso, a regra número 1 é fugir às patotas e às curriolas. 

Sobre a humildade, remeto os leitores do Contra Impugnantes a um pequeno vídeo disponibilizado no Youtube em 2012: 


BREVE NOTA sobre a obra-prima do Pe. Álvaro Calderón


Sidney Silveira
Parece-me útil dizer uma palavrinha às pessoas que, nesta semana, começam a receber o livro "A Candeia Debaixo do Alqueire".

Muita atenção ao método dialético da "disputatio"! O leitor não de todo familiarizado com ele pode erroneamente tomar por argumento do autor justamente a tese a ser refutada. 

Ao contrário do que se observa hoje no ambiente acadêmico, em que susceptibilidades são feridas de morte perante a mais insignificante das objeções, o método da disputa — tão caro aos medievais — não apenas pressupõe a total acolhida ao argumento da outra parte, mas, sempre que possível, formula-o primorosamente.

Como dizia Santo Tomás de Aquino, é preciso escolher, entre as objeções à verdade, as mais bem urdidas. Assim a refutação dos erros rebrilhará na conclusão magistral.

domingo, 14 de setembro de 2014

Anglicismos, galicismos e exotismos


Sidney Silveira

ESTES ENCONTROS com o Prof. Sergio de Carvalho Pachá, para gravações de aulas do curso "A Língua Absolvida", do Instituto Angelicum, são uma verdadeira delícia...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CHEGARAM da gráfica!

Sidney Silveira

Caixas e mais caixas do livro "A Candeia Debaixo do Alqueire", obra-prima teológica (e para muitos intragável) do Pe. Álvaro Calderón.

Amanhã (quinta, 11/09) começaremos a despachar pelos Correios a quem já pagou.

Como já tivemos vários pedidos, graças a Deus rapidamente estas caixas se esvaziarão.

Quem tiver interesse, garanta o seu exemplar, pois esta remessa vai embora logo, como a anterior da mesma obra.

Informações sobre como proceder estão no link abaixo:

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Curso de Memorização dos Salmos



Sidney Silveira

As inscrições CONTINUAM ABERTAS no site do Instituto Angelicum. Os interessados podem informar-se no endereço eletrônico abaixo:

"A Candeia Debaixo do Alqueire": livros nesta semana


Sidney Silveira

A quem já pagou pelo estupendo livro "A Candeia Debaixo do Alqueire", do Padre Álvaro Calderón, da FSSPX, informo que os exemplares começarão a ser postados nos Correios nesta sexta-feira (12/09). Aproveito a ocasião para salientar às várias pessoas que fizeram os seus pedidos, porém ainda não realizaram o depósito — conforme instruções recebidas por e-mail —, o seguinte: 

> Não poderemos garantir os exemplares por tempo indeterminado, pois novos pedidos nos têm chegado todos os dias e queremos despachá-los o quanto antes, visto termos uma equipe de trabalho exígua e atualmente nos concentrarmos na apresentação, para o próximo mês, do livro seguinte do Instituto Angelicum: "As Heresias de Pedro Abelardo", de São Bernardo de Claraval.

Pedimos, pois, a quem nos tenha escrito e esteja realmente interessado em adquirir a obra do Pe. Calderón que confirme a aquisição e nos informe pelo e-mail livros@institutoangelicum.com.br, de acordo com as indicações anteriormente passadas.

Obrigado.

Saudações da equipe do Instituto Angelicum.

P.S. A quem não sabia da reimpressão deste notável livro de teologia, indicamos o link abaixo:

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Aprenda o Latim como língua viva, no Instituto Angelicum



Sidney Silveira

O querido amigo Luiz Astorga, competente Doutor em Filosofia Tomista pela PUC de Santiago do Chile, fala neste breve vídeo das vantagens do método de aprendizado do latim criado por Hans Ørberg, em relação à famosa “Gramática Latina” de Napoleão Mendes de Almeida — sem, no entanto, desfazer dos méritos específicos desta. 

Poliglota com pleno domínio da língua latina, Astorga sublinha a dificuldade, e também o caráter contraproducente, de se aprender o latim como língua “morta”, para tanto servindo-se de muletas metodológicas das gramáticas do idioma vernáculo pátrio. 

No Brasil, o Instituto Angelicum é a única opção de aprendizado do latim pelo método Ørberg. 

Portanto, se você tem interesse em aprender a língua de Cícero por um método extraordinariamente simples, inscreva-se numa das turmas do Instituto Angelicum: