domingo, 14 de setembro de 2014

Anglicismos, galicismos e exotismos


Sidney Silveira

ESTES ENCONTROS com o Prof. Sergio de Carvalho Pachá, para gravações de aulas do curso "A Língua Absolvida", do Instituto Angelicum, são uma verdadeira delícia...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CHEGARAM da gráfica!

Sidney Silveira

Caixas e mais caixas do livro "A Candeia Debaixo do Alqueire", obra-prima teológica (e para muitos intragável) do Pe. Álvaro Calderón.

Amanhã (quinta, 11/09) começaremos a despachar pelos Correios a quem já pagou.

Como já tivemos vários pedidos, graças a Deus rapidamente estas caixas se esvaziarão.

Quem tiver interesse, garanta o seu exemplar, pois esta remessa vai embora logo, como a anterior da mesma obra.

Informações sobre como proceder estão no link abaixo:

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Curso de Memorização dos Salmos



Sidney Silveira

As inscrições CONTINUAM ABERTAS no site do Instituto Angelicum. Os interessados podem informar-se no endereço eletrônico abaixo:

"A Candeia Debaixo do Alqueire": livros nesta semana


Sidney Silveira

A quem já pagou pelo estupendo livro "A Candeia Debaixo do Alqueire", do Padre Álvaro Calderón, da FSSPX, informo que os exemplares começarão a ser postados nos Correios nesta sexta-feira (12/09). Aproveito a ocasião para salientar às várias pessoas que fizeram os seus pedidos, porém ainda não realizaram o depósito — conforme instruções recebidas por e-mail —, o seguinte: 

> Não poderemos garantir os exemplares por tempo indeterminado, pois novos pedidos nos têm chegado todos os dias e queremos despachá-los o quanto antes, visto termos uma equipe de trabalho exígua e atualmente nos concentrarmos na apresentação, para o próximo mês, do livro seguinte do Instituto Angelicum: "As Heresias de Pedro Abelardo", de São Bernardo de Claraval.

Pedimos, pois, a quem nos tenha escrito e esteja realmente interessado em adquirir a obra do Pe. Calderón que confirme a aquisição e nos informe pelo e-mail livros@institutoangelicum.com.br, de acordo com as indicações anteriormente passadas.

Obrigado.

Saudações da equipe do Instituto Angelicum.

P.S. A quem não sabia da reimpressão deste notável livro de teologia, indicamos o link abaixo:

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Aprenda o Latim como língua viva, no Instituto Angelicum



Sidney Silveira

O querido amigo Luiz Astorga, competente Doutor em Filosofia Tomista pela PUC de Santiago do Chile, fala neste breve vídeo das vantagens do método de aprendizado do latim criado por Hans Ørberg, em relação à famosa “Gramática Latina” de Napoleão Mendes de Almeida — sem, no entanto, desfazer dos méritos específicos desta. 

Poliglota com pleno domínio da língua latina, Astorga sublinha a dificuldade, e também o caráter contraproducente, de se aprender o latim como língua “morta”, para tanto servindo-se de muletas metodológicas das gramáticas do idioma vernáculo pátrio. 

No Brasil, o Instituto Angelicum é a única opção de aprendizado do latim pelo método Ørberg. 

Portanto, se você tem interesse em aprender a língua de Cícero por um método extraordinariamente simples, inscreva-se numa das turmas do Instituto Angelicum:

Trilhos da liberdade


Sidney Silveira

O LIVRE-ARBÍTRIO humano não é medido por atos duma vontade presumivelmente autônoma, independente da intelecção das coisas reais, mas, ao contrário, é a capacidade de obrar bem por meio de escolhas objetivas acertadas, sublimar-se pela inteligência, transcender à instância sensitiva, atuar visando a um fim ao qual o homem está — por natureza — "ob-ligatus", ou seja, em face do qual ele se mantém LIGADO a uma ordem de bens que ultrapassa a instância metafísica dos seus atos voluntários.

Tal "ob-ligação" implicada no livre-arbítrio é o vínculo entre a inteligência e o bem, atualizado nas escolhas levadas a cabo sob o império da vontade orientada pela luz da razão natural

Escolher bem é caminhar nos trilhos da liberdade; escolher mal é reduzir a instância em que labora o livre-arbítrio, pois significa que ou a inteligência não analisou a situação de maneira objetiva, ou a vontade, enfraquecida por paixões desgovernadas, não conseguiu superar as dificuldades nas quais se embrenhou.

Toda vez que o homem se desobriga de vincular-se aos bens reais — nas situações apresentadas cotidianamente perante a sua consciência —, diminui-lhe a liberdade.

Após Lutero, perdido decisivamente o vínculo entre a inteligência e o bem, e transformada a vontade numa espécie diabólica de causa sui, a liberdade se identificará de maneira canhestra com os mais tresloucados tipos de subjetivismo voluntarista. 

O mundo contemporâneo, refém de noções equívocas de liberdade, é tataraneto de Lutero, pobre-diabo que periga estar nalguma estância calorífica do quinto dos infernos. 

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Coleção Salamanca



Sidney Silveira

TENHO ALGUNS DOS AUTORES citados por Marcus Boeira nesta breve palestra de apresentação da Coleção Salamanca, da nova editora Concreta, em especial conta.

Sobretudo três, que a meu ver são superiores (todos tomistas da melhor cepa): 

> Domingo de Soto 
> Domingo Bañez 
> Melchor Cano 

Acrescentaria outro fabulosíssimo filósofo: Francisco de Araújo — autor de um dos mais precisos comentários ao Tratado da Lei de Santo Tomás na "Suma Teológica". 

Boa sorte a Renan Martins Dos Santos, responsável pela Concreta. 

Que venham os livros!