Espaço destinado a combater a insidiosa e multiforme cultura liberal, que tem entre as suas raízes mais daninhas: uma falaciosa noção de liberdade humana; a idolatria — implícita ou explícita — da consciência individual; a separação entre natureza e moral; a contraposição entre Estado e indivíduo; a dissolução da Religião em categorias morais sem fundamento metafísico; a perda da noção de bem comum político.
ØAs três aulas do mini-curso Ascese e filosofia à luz do Tomismo serão disponibilizadas na área reservada do site do amigo Marcel Assunção Barbosa, neste link — logo após o fim das inscrições, no dia 20/12.
ØTodos os inscritos receberão por e-mail uma senha para acesso às aulas. Os que estão pagando via Paypal já nos informam automaticamente os seus respectivos e-mails; quanto aos que decidiram pagar por depósito em conta, reitero que é fundamental enviarem uma mensagem para sidneylsilveira@gmail.com, informando os dados do depósito. Assim, saberemos os e-mails para os quais as senhas de acesso ao curso serão enviadas.
ØAinda com relação aos que optarem por realizar a inscrição por depósito, lembramos que, em se tratando de conta-corrente da Caixa Econômica, este pode ser feito em qualquer casa lotérica, para quem preferir não entrar em agências bancárias nem realizar a transação pela internet.
Enquanto transcorre o prazo para as inscrições farei a gravação das aulas. Reitero desde já o agradecimento aos interessados em dar seu apoio a este trabalho de divulgação da obra de Santo Tomás de Aquino no Brasil — que, como frisei no anúncio do curso, entra agora em nova fase.
“Se o estilo reflete o homem, o idioma é o espelho da cultura de um povo. As palavras são o suor da atividade humana; quanto mais operoso um povo, tanto maior o vocabulário; quanto mais fecundo um aglomerado, já de cientistas, já de guerreiros, já de comerciantes, já do que quer que seja, tanto mais premente a necessidade de enriquecimento de expressões e de palavras adequadas aos inventos, às táticas bélicas, às modalidades de comércio”.
Napoleão Mendes de Almeida
Sidney Silveira
Recebi nesta sexta-feira (30/11) a visita do meu querido amigo Carlos Nougué e jantamos falando de sua Gramática, que está ganhando a forma de um denso tratado lógico-filosófico. Muito mais que um simples arrolar de normas e exercícios, ela busca remontar aos princípios configuradores do idioma pátrio, e, valendo-se de premissas aristotélico-tomistas, vai muito além de algumas das gramáticas consagradas nas últimas décadas – como as de Celso Cunha e Bechara. Ali, ter-se-á algo próximo àquilo que a tradição medieval concebeu no Trivium: a gramática inserida no pórtico da caminhada filosófica e civilizacional; o DNA da língua, mas também o escoadouro seguro das idéias e dos conceitos, sem o qual tudo tende à entropia e à desordem.
A muitos parecerá o texto revolucionário, pelo questionamento dos critérios utilizados ou abalizados por gramáticos respeitados, sejam contemporâneos, sejam antigos. E também pela quebra de uma tradição beletrista, por um lado, e formalista, por outro, que mesmo com achados e acertos em vários pontos acabou gerando incompreensões e mostrando-se incapaz de fechar paradigmas.
Tive a oportunidade de ler várias páginas do texto que o Prof. Nougué está escrevendo. A promessa é de uma obra para ficar de pé na estante. De um escrito que faz jus ao que dizia Quintiliano da gramática: arte necessária aos jovens e aprazível aos velhos (necessaria pueris, iucunda senibus). Refiro-me, evidentemente, aos velhos e às pessoas de meia idade que ainda resistem à infantilização beócia da cultura e da política. Estes sabem que conhecer a própria língua é uma espécie de dever cívico, pois, como dizia Napoleão Mendes de Almeida (gramático a quem Nougué faz algumas críticas e que cito no pórtico deste breve texto), o idioma não é pátio de recreio ou pretexto de salamaleques. Ele é a seiva bruta que dá vida às instituições – à arte, à política, à filosofia e, em certo sentido, até mesmo à religião.
Que o Prof. Nougué nos presenteie com o seu opus magnum no começo de 2013!
“Na perspectiva tomista, dizer teólogo é dizer cientista em grau eminente”.
Estamos iniciando uma nova fase de nossa divulgação da obra de Santo Tomás de Aquino no Brasil. Ela contemplará a realização de cursos pela internet. O primeiro deles — que considero uma iniciativa-piloto — é o mini-curso intitulado Ascese e Filosofia à luz do Tomismo, no qual procuraremos demonstrar que existe uma etapa preparatória prévia à aquisição de quaisquer conhecimentos filosóficos. Trata-se de uma etapa de purificação moral e de ordenamento das paixões, sem a qual uma pessoa pode desvirtuar totalmente a sua vocação filosófica, maculá-la, profanar de maneira triste definitiva a busca da verdade que essencialmente constitui o labor do filósofo.
Informações básicas
ØO mini-curso será dividido nas três aulas cuja ementa está descrita abaixo, e terá o valor módico de R$ 35,00, ou seja: um pouco mais de R$ 11,00 por aula.
ØAs inscrições poderão ser feitas a partir de hoje (28/11) e se encerrarão no dia 20/12. As opções de pagamento são as seguintes:
1- Via Paypal(O link no alto à direita do blog).
Neste caso, o aluno apenas indicará — no campo de informações do Paypal — que o valor doado se refere ao curso Ascese e Filosofia à luz do Tomismo.
2- Depósito em conta
Caixa Econômica Federal
Ag. 3106
C/C 749-0
Operação 001
Neste caso, o aluno enviará uma mensagem para sidneylsilveira@gmail.cominformando os dados do depósito.
Obs.: Os vídeos das aulas serão disponibilizados ou na área reservada de um site amigo (enquanto o do Instituto Angelicum não fica pronto), ou serão enviados diretamente para os e-mails dos inscritos, em formato que poderá ser aberto facilmente. Darei notícias a respeito disto no decorrer desta semana, aqui no Contra Impugnantes. As três aulas estarão disponíveis logo após o encerramento das inscrições, em 20/12.
Outro ponto importante: aos amigos que quiserem pagar mais de R$ 35,00 por esta prestação de serviço (assim encaramos a difusão da obra de Santo Tomás de Aquino em nossa época) pedimos apenas que não deixem de informar que se trata de transferência relativa a este mini-curso — seja pelo Paypal, seja por depósito em conta.
A estes agradecemos especialmente, por ajudar-nos a não deixar este trabalho ficar à mercê de minhas dificuldades particulares, sejam financeiras ou de saúde.
Um cordial abraço a todos.
Ementa
Ascese e filosofia
à luz do Tomismo
Sanidade moral e desenvolvimento intelectual a partir da antropologia do Aquinate
Primeira aula
1-O “Prólogo” da Suma Teológica e o escrito De Modo Studendi: declarações de princípios
2-Predisposições psicológicas necessárias à aquisição da verdade, dado o modo humano de conhecer
3-Os vícios como óbice à sabedoria
4-Via purgativa: etapa preparatória
Segunda aula
1-Conexão entre virtudes morais e intelectuais
2-Estudiosidade: aplicação veemente (vehemens aplicatio) da inteligência a conhecer o que convém à condição humana
3-Filosofia, mais que simples conhecimento técnico
4-Via iluminativa: etapa de esclarecimento
Terceira aula
1-Paixões e conhecimento: ajustes de vetor
2-A relação entre Mestre e discípulo: confiança e abertura à verdade
3-Curiosidade: seus riscos para a formação do caráter e da inteligência
4-Disciplina e autocontrole: aspecto fundamental da educação
Esta apresentação foi feita sem que eu ainda tivesse me adaptado a falar sozinho perante uma pequeníssima câmera de vídeo — o que é bem diferente de falar a uma platéia, ocasião em que há interlocutores e o discurso flui melhor. Trata-se em verdade de um treino para o primeiro curso a ser ministrado pela internet, do qual darei notícias em breve no Contra Impugnantes. Tenham os amigos, pois, certa benevolência para com as impropriedades prosódicas da minha leitura do texto de Vieira, assim como em relação a pequenos erros formais da minha fala...
A propósito, o curso nada terá a ver com Vieira, e sim com Santo Tomás de Aquino.