quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Santo Tomás de Aquino em curso pela internet: "Ascese e filosofia à luz do Tomismo".




Sidney Silveira
                                          “Na perspectiva tomista, dizer teólogo é dizer cientista em grau eminente”.
Estamos iniciando uma nova fase de nossa divulgação da obra de Santo Tomás de Aquino no Brasil. Ela contemplará a realização de cursos pela internet. O primeiro deles — que considero uma iniciativa-piloto — é o mini-curso intitulado Ascese e Filosofia à luz do Tomismo, no qual procuraremos demonstrar que existe uma etapa preparatória prévia à aquisição de quaisquer conhecimentos filosóficos. Trata-se de uma etapa de purificação moral e de ordenamento das paixões, sem a qual uma pessoa pode desvirtuar totalmente a sua vocação filosófica, maculá-la, profanar de maneira triste definitiva a busca da verdade que essencialmente constitui o labor do filósofo.
Informações básicas
Ø  O mini-curso será dividido nas três aulas cuja ementa está descrita abaixo, e terá o valor módico de R$ 35,00, ou seja: um pouco mais de R$ 11,00 por aula.
Ø  As inscrições poderão ser feitas a partir de hoje (28/11) e se encerrarão no dia 20/12. As opções de pagamento são as seguintes:
1- Via Paypal  (O link no alto à direita do blog).
Neste caso, o aluno apenas indicará — no campo de informações do Paypal — que o valor doado se refere ao curso Ascese e Filosofia à luz do Tomismo.
2- Depósito em conta
Caixa Econômica Federal
Ag. 3106
C/C 749-0
Operação 001
Neste caso, o aluno enviará uma mensagem para sidneylsilveira@gmail.com informando os dados do depósito.
Obs.: Os vídeos das aulas serão disponibilizados ou na área reservada de um site amigo (enquanto o do Instituto Angelicum não fica pronto), ou serão enviados diretamente para os e-mails dos inscritos, em formato que poderá ser aberto facilmente. Darei notícias a respeito disto no decorrer desta semana, aqui no Contra Impugnantes. As três aulas estarão disponíveis logo após o encerramento das inscrições, em 20/12.
Outro ponto importante: aos amigos que quiserem pagar mais de R$ 35,00 por esta prestação de serviço (assim encaramos a difusão da obra de Santo Tomás de Aquino em nossa época) pedimos apenas que não deixem de informar que se trata de transferência relativa a este mini-curso — seja pelo Paypal, seja por depósito em conta.
A estes agradecemos especialmente, por ajudar-nos a não deixar este trabalho ficar à mercê de minhas dificuldades particulares, sejam financeiras ou de saúde.
Um cordial abraço a todos.

Ementa
Ascese e filosofia
à luz do Tomismo
Sanidade moral e desenvolvimento intelectual a partir da antropologia do Aquinate
Primeira aula
1-      O “Prólogo” da Suma Teológica e o escrito De Modo Studendi: declarações de princípios
2-     Predisposições psicológicas necessárias à aquisição da verdade, dado o modo humano de conhecer
3-     Os vícios como óbice à sabedoria
4-     Via purgativa: etapa preparatória

Segunda aula
1-      Conexão entre virtudes morais e intelectuais
2-     Estudiosidade: aplicação veemente (vehemens aplicatio) da inteligência a conhecer o que convém à condição humana
3-     Filosofia, mais que simples conhecimento técnico
4-     Via iluminativa: etapa de esclarecimento
Terceira aula
1-      Paixões e conhecimento: ajustes de vetor
2-     A relação entre Mestre e discípulo: confiança e abertura à verdade
3-     Curiosidade: seus riscos para a formação do caráter e da inteligência
4-     Disciplina e autocontrole: aspecto fundamental da educação

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Exórdio, Narração, Provas e Peroração — a arte oratória do Pe. Antônio Vieira


Sidney Silveira
Esta apresentação foi feita sem que eu ainda tivesse me adaptado a falar sozinho perante uma pequeníssima câmera de vídeo — o que é bem diferente de falar a uma platéia, ocasião em que há interlocutores e o discurso flui melhor. Trata-se em verdade de um treino para o primeiro curso a ser ministrado pela internet, do qual darei notícias em breve no Contra Impugnantes. Tenham os amigos, pois, certa benevolência para com as impropriedades prosódicas da minha leitura do texto de Vieira, assim como em relação a pequenos erros formais da minha fala...

A propósito, o curso nada terá a ver com Vieira, e sim com Santo Tomás de Aquino.

sábado, 17 de novembro de 2012

John Dowland - Lachrimae Pavan (P15) - Lute

"De motu cordis" NEWS

Restaurante "Umas e Ostras" (17/11/2012), Rio de Janeiro

Neste sábado — quando completam 22 dias de cirurgia — saí pela primeira vez de casa para uma breve caminhada e, depois, para um almoço em família. Das outras vezes eu apenas entrara num táxi para voltar ao hospital e fazer revisões médicas; hoje não: fui passear, ver a vida.


As dores decorrentes dos derrames permanecem, mas agora estão suportáveis. Há outros sintomas que só o tempo dirá se continuarão, mas por ora tenho procurado não pensar nisto. Apenas luto para reconquistar as coisas mais simples e agradeço a Deus pela chance de fazê-lo.

Quase não tenho entrado na internet, e esta é a razão por que não tenho respondido aos e-mails e às mensagens generosas dos amigos que continuam na torcida.

Obrigado a todos pelo apoio e pelas preces.


Saudações cordiais,
Sidney Silveira

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Hino do Flu, tetracampeão brasileiro


Sidney Silveira
Ainda com bastantes dores, por conta dos dois derrames pós-cirúrgicos que estão sendo tratados com corticóides, eu não poderia deixar de registrar aqui o TETRA brasileiro do Flu. E faço-o compartilhando o hino mais belo dentre todos, com suas síncopes, aliterações, quiálteras nos versos, etc.
E aos idiotas da objetividade que dizem que se alegrar com futebol é coisa tola, digo: meus filhos, sem o aspecto lúdico, já dizia Santo Tomás, a vida fica sem graça...
Portanto: NENSE!!!!!!