domingo, 30 de setembro de 2012

Estátua de Sto. Tomás




Sidney Silveira
Enquanto aguardo o Hospital de Laranjeiras marcar o dia de minha internação, e ainda às voltas com crises cardíacas molestas, tenho pensado em como será o pós-cirúrgico, do ponto de vista prático. Em síntese, como a dívida em que circunstancialmente submergi é alta, pensei — não sem muitas lágrimas nos olhos — em vender a obra de arte que tenho em casa: a linda estátua de Sto. Tomás, em 16 kg de bronze, para cuja realização a escultora contou com uma verdadeira assessoria técnica minha e do querido amigo Luiz Astorga, tradutor e estudioso da obra do Aquinate, ao longo dos meses em que fomos ao ateliê da artista para trocar idéias, mostrar ícones de época, explicar detalhes do hábito dominicano, da tonsura da Ordem dos Pregadores, do olhar contemplativo que a estátua deveria ter, etc.
Em vista de minha situação presente, outro amigo indicou-me, nesta semana, o contato de um marchand de São Paulo para avaliar a peça (para o caso de eu fazer um leilão tendo como ponto de partida o valor de mercado). Ocorre que, no mesmo dia em que troquei e-mails com esse amigo, aconteceu algo incrível: a escultora, com quem eu não falava há um ano e meio, telefonou-me dizendo que tinha feito uma miniatura de presente para mim.
No mesmo dia fui buscá-la (é tão bela quanto a estátua maior!) e ainda estou pensando se este não foi um sinal para eu não me desfazer da tão amada escultura. Seja como for, se as necessidades me obrigarem a tanto, organizarei um leilão pela internet (em quatro idiomas, pois é provável que haja gente fora do Brasil interessada em adquirir uma peça única como esta) e darei notícias no Contra Impugnantes, assim como também nas redes sociais.
Enquanto não decido o que fazer, compartilho as fotos da estátua e da estatueta.
Santo Tomás de Aquino, meu tão amado Santo, rogai por nós!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Comentário de Santo Tomás à Física de Aristóteles,


Sidney Silveira
Obra importantíssima do Aquinate, em tradução para o espanhol feita por uma professora da Universidade de Navarra. Veja-se aqui no blog Estudos Tomistas.

Presente de um colega de trabalho

 
Sidney Silveira
Enquanto continuo em minha pequena "via crucis" médica — ontem o Hospital de Cardiologia de Laranjeiras informou-me que este que será provavelmente o último exame pré-cirúrgico ainda demorará um pouco a ser feito —, recebo de presente do meu colega de trabalho Felipe Nogueira, ilustrador, esta caricatura. A propósito, é a segunda que fazem de mim em pouco tempo, o que deve ter lá algum significado "místico"...
 
Com exceção, é claro, dos momentos de crise, estou levando a coisa com humor, ciente de que, para tudo ficar bom, só falta melhorar.
 
Um cordial abraço aos amigos e leitores do blog, pela torcida, pelas preces e pelas mensagens positivas que me têm enviado.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Carinho da Providência — notícias médicas

Sidney Silveira
Caros amigos e leitores do blog, nesta segunda-feira (24/09) irei ao Hospital da Laranjeiras do Rio para tentar internar-me e, enfim, marcar a cirurgia. Digo tentar porque não se trata de  hospital particular, e sim público; portanto é preciso esperar — não obstante seja um centro referência, conforme me disseram. A propósito, o médico de lá tem sido extremamente solícito para comigo. No entanto, se eu estivesse com algum plano de saúde estaria operado, "como de fato já deveria estar", nas palavras do meu cardiologista, com quem falei ainda há pouco. Tudo bem; encaro essas coisas como um carinho da Providência.

É como diz o ditado: Deus dá, Deus tira.

Agradeço a todos os que de alguma maneira têm ajudado, e também às várias pessoas de quem tenho recebido lindas mensagens de apoio; suas orações e a torcida para que dê tudo certo têm sido um alento para a minha alma. Mas, como sempre, tudo está entregue nas mãos de Deus, a quem sou imensamente grato por tudo o que de maravilhoso recebi na vida até hoje, mesmo não tendo méritos.

Saudações cordiais a todos os que acompanham o Contra Impugnantes.

Eu ou outra pessoa dará novas notícias em breve, aqui ou pelas redes sociais.

sábado, 22 de setembro de 2012

Importante Comentário de Sto. Tomás a Aristóteles

Tomás de Aquino entre Aristóteles e Platão, com Averróis sob os seus pés.

Sidney Silveira
Trata-se do Comentário ao Livro Sobre a Memória e a Reminiscência, em tradução do filósofo espanhol Juan Cruz Cruz — no blog Estudos Tomistas. Leitura obrigatória para quem queira entender um pouco o que, no tocante a essas duas realidades, o Aquinate assimilou de Aristóteles e o que moldou à sua própria psicologia.

A obra é pequena; sua importância porém é considerável.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Grande máxima de Tácito

 
Sidney Silveira
Alguma semelhança com a nossa atual situação, em que a feérica multiplicação de leis (sob o pretexto de defender os direitos de todos) implica exatamente jogar todos contra todos?
 
A propósito desta máxima extraordinária de Tácito, deixo aqui um pensamento de minha pobre lavra:
 
Em qualquer sociedade, o excesso de leis é a expressão da carência de princípios.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A "Questão Disputada sobre a União Hipostática do Verbo Encarnado", de S. Tomás

Sidney Silveira
O livro do Aquinate — em tradução francesa — foi postado aqui no blog Estudos Tomistas. Como é comum em opúsculos ou questões disputadas sobre temas teológicos, Tomás de Aquino refuta várias heresias...