quarta-feira, 26 de agosto de 2015

"Suma Gramatical da Língua Portuguesa", com Carlos Nougué.



Sidney Silveira

Eis, aqui, o bate-papo do Prof. Nougué com convidados da editora É Realizações, em São Paulo, durante o lançamento do seu livro "Suma Gramatical".

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Projeto "Conversa de Livraria"


Sidney Silveira

TERÇAS-FEIRAS DE SETEMBRO 

A LIVRARIA DA TRAVESSA já começou a divulgar para os seus clientes esta iniciativa, comigo e com o Prof. Sergio Pachá. Fica, pois, a dica para os amigos do Rio.

domingo, 16 de agosto de 2015

Consultório Gramatical, com Sergio Pachá



Sidney Silveira

CONSULTÓRIO GRAMATICAL

Em breve, apresentaremos a nova iniciativa do Contra Impugnantes: o professor Sergio Pachá responderá a dúvidas de Gramática e Estilística, numa atividade idêntica à que realizava quando foi Lexicógrafo-Chefe da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Logo explicaremos os moldes desta iniciativa pedagógica.

Enquanto isso, deixo os amigos com um tira-gosto: trechos da primeira aula do curso "Meu nome é Machado de Assis", cujas INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS EM:


P.S. Vou postando aos poucos as aulas dos diferentes cursos do C.I. porque estou, literalmente, cobrando o escanteio e correndo até a área para cabecear a bola, depois que me vi, subitamente e à minha revelia, alijado do Instituto Angelicum e tive de reinventar a roda para não deixar morrerem vários destes trabalhos.
P.S.2. Não tenho o menor constrangimento de dizer aos amigos que queiram colaborar com o nosso trabalho — no sentido de evitar que ele mingue, termine, desfaleça por inanição financeira — o seguinte: há, no alto da página inicial do site Contra Impugnantes, assim como em sua parte de baixo, dois botões de doação, um do PagSeguro, outro do Paypal. Quem quiser, pois, ajudar-nos, fique ciente de que materializaremos esta ajuda em novos projetos.

Erich Fromm sobre Santo Tomás



Sidney Silveira

CURSO "PSICOLOGÍA DE LA TEMPLANZA"

Com o Prof. Martín Echavarría, filósofo e psicólogo tomista, e comigo.

Que o espasmo cívico de todos os brasileiros que queremos o PT fora da política não nos afaste das coisas sem as quais nenhuma política pode, a médio e longo prazos, melhorar. Por exemplo: A ATUALIDADE DA FILOSOFIA PERENE em vários âmbitos disto que, contemporaneamente, temos por hábito chamar de "ciência".

No caso do curso "Psicología de la Templanza" (cujas INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS EM: http://contraimpugnantes.com/cimoodle/course/index.php?#9), não nos custa mostrar tratar-se de algo de que, infelizmente, as faculdades de Psicologia atuais, em geral, passam ao largo.

Não raro, o aluno termina o curso sem nunca ter tido acesso a uma só definição de "alma".

Veja-se, no vídeo desta postagem, o que diz o insuspeito Erich Fromm sobre Santo Tomás de Aquino. Ou melhor, insuspeitíssimo, pois se trata de um autor neopsicanalista, neomarxista (da Escola de Frankfurt), ateu, libertário, progressista e, nas palavras do Prof. Martín, humanista no sentido dos anos 60 do século passado.

P.S. Dada a densidade dos tópicos abordados neste curso, publicaremos uma aula por semana, na área reservada do site Contra Impugnantes para quem adquiriu o curso.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A força inesgotável do tomismo


Sidney Silveira

Reproduzo uma das mensagens que recebi, de ontem para hoje (13/08). Não revelo o nome da pessoa porque não lhe pedi autorização.

"Estimado professor Sidney, 
agradeço imensamente pela oportunidade. Achei impressionante a exposição clara dada nesta primeira aula. Estou há alguns anos estudando sobre virtude, moral, ética sob a perspectiva da alma, mas não havia sondado a profundidade do tema no tomismo. Estou impressionado. Que este curso trará resultados inesperados, já prenuncio em minha própria vida.

(...)".

Este curso com o Prof. Martín Echavarría e comigo é apenas o primeiro passo de diversas iniciativas que daremos no sentido de mostrar Santo Tomás de Aquino sem medo de ferir susceptibilidades de quem tem por hábito mitigá-lo "extra et intra muros Ecclesiae", com o propósito de adaptá-lo aos ventos sombrios destes tempos que correm.

Outros tomistas de nível internacional ministrarão no C.I. cursos com abordagem voltada a diferentes tópicos desta escola filosófica e teológica de riqueza inesgotável.

Aguardem as novidades!

A propósito, as inscrições para o curso "PSICOLOGÍA DE LA TEMPLANZA" continuam abertas em:

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Obras digitais C.I. (apenas R$ 20,00)



Sidney Silveira

Há exatos 10 anos — no dia 04/08/2005 —, eu e o meu querido amigo Carlos Nougué apresentávamos o projeto da Sétimo Selo com o lançamento, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio, da edição bilíngüe do livro "De Natura Boni", de Santo Agostinho, com tradução dele e apresentação minha.

Esgotada a edição — e sem haver no momento nenhuma previsão de relançamento —, a obra agora poderá ser adquirida em formato digital (assim como outras que vieram à luz pela Sétimo Selo) no site do Contra Impugnantes, em:


Fiz apenas alguns pequeninos acertos no texto da minha apresentação a esta grande obra-prima de Agostinho.

Outro livro que disponibilizamos desde já, em formato digital, é "A Inocência do Padre Brown", que, em nossa edição, traduzida pelo mesmo Nougué, tivera apresentação de sua esposa chestertoniana Rosa e um apêndice genial de Chesterton: "Como Escrever Uma História de Detetive".

Os interessados podem adquirir as obras no link acima, o qual traz como tira-gosto a leitura de algumas páginas.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A virtude existe?


Sidney Silveira

CURSO "PSICOLOGÍA DE LA TEMPLANZA"

O título desta postagem é a questão "an sit" pressuposta nas aulas do curso "Psicología de la Templanza" — comigo e com o Prof. Martín Echavarría, psicólogo e filósofo tomista. Trata-se do transfundo dos problemas a serem apresentados.

Por sua vez, a questão "quid sit" dará resposta efetiva à pergunta sobre "o que é" a virtude da temperança. Por fim, esperamos deixar claro qual é o modo próprio ("quomodo sit") da referida virtude.

Assim eram os escolásticos: mestres do método e da organização; assim hão de ser quaisquer apreciadores deste notável hábito filosófico. Portanto, para não escaparmos a um procedimento muito caro ao filosofar do Aquinate, apresentaremos primeiramente a virtude da temperança (parte do Prof. Martín), e somente depois mostraremos as principais características do seu vício contrário, a intemperança (parte que me caberá).

O nosso intuito é não deixar margem a dúvidas no tocante aos BENEFÍCIOS PSÍQUICOS provenientes da aquisição da virtude da temperança, e, no vetor contrário, pincelar com diferentes argumentos a enorme desgraça que é descambar no vício da intemperança — o qual não deve ser confundido com um aparentado seu: a incontinência.

As aulas começarão a ser postadas no próximo dia 10/08, E AS INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS EM:


O prof. Martín já me mandou todas as aulas referentes à sua parte, e agora me dedicarei a legendar cada uma delas.