quinta-feira, 26 de março de 2015

CURSO DE GREGO do Instituto Angelicum




Sidney Silveira

Método Athenaze, com o Prof. William Bottazzini.

Finalmente, para quem há tempos nos indaga acerca do curso de língua grega, EIS A PÁGINA DE INSCRIÇÕES DELE: 

Paralelo entre Vasco da Gama e Ulisses



Sidney Silveira

Tenho dó de quem não está fazendo este curso sobre "Os Lusíadas" com o Prof. Sergio Pachá, oportunidade única no Brasil de ter contato com a NOSSA epopéia sem que esta seja apresentada como uma quinquilharia...

Curso sobre a prova da existência de Deus e sobre a criação, com o Prof. Nougué

Sidney Silveira

MEU NOBRE AMIGO Carlos Nougué está fazendo chamadas para o seu curso sobre a prova da existência de Deus em Tomás de Aquino, assim como sobre a criação do mundo (aqui entendido como todo o conjunto dos entes), a partir duma perspectiva metafísica.

A carga horária do curso é de 16 horas.

Recomendado a quem queira perceber a dimensão profunda da abordagem do Aquinate para este magno problema filosófico.

CONFIRAM EM:



terça-feira, 24 de março de 2015

Amigos da Luz



Sidney Silveira

Esta é a primeira alusão ao projeto que em breve anunciaremos com detalhes, que visa a beneficiar seminaristas e sacerdotes.

Se porventura lhe interessa ser possível beneficiário de um projeto gratuito de formação complementar à que recebe atualmente, escreva para contato@institutoangelicum.com.br com os seguintes dizeres no "assunto" do e-mail:

QUERO PARTICIPAR.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Carlos Drummond de Andrade e a alma brasileira

Sidney Silveira

A QUEM ME PERGUNTA QUE VERSOS traduzem a alma brasileira, costumo responder sem hesitar: os d"A Máquina do Mundo", de Drummond.

O caminhante deste terrível poema, ao final da jornada, recusa o esplendor, diz não à beleza, renega a luz, tem um esgar de indiferença doentia com relação a tudo o que não radique no seu tresloucado anseio de medir o mundo inteiro pelo próprio umbigo. Tal soberba leva-o a não aceitar ser regalado com dons, ou pior: na prática, leva-o a desfazer-se dos que possui, na presunção insuportável de tê-los recebido.

Ao escrever esta obra em tercetos primorosos, a qual termina numa atitude verdadeiramente satânica do protagonista do poema, talvez Drummond não imaginasse traduzir fielmente a fatídica vocação brasileira à mediania.

É verdade que esta recusa coletiva à excelência hoje ganha contornos macabros, sob o tacão dos atuais Donos do Poder, mas se olharmos para a história das idéias no Brasil veremos que muitas vezes os homens de gênio tiveram de aturar gárgulas anões a lhes morder os calcanhares.

Tiveram de aturar pessoas que não suportam ver alguém cometer o crime de vislumbrar um horizonte acima de suas cabeças nanicas.

De minha parte, fico com a atitude do contemplador da máquina do mundo n"Os Lusíadas": gratidão perante a notável visão da beleza, que existe para ser contemplada e amada.

Mudaremos algum dia?

terça-feira, 10 de março de 2015

A necessidade de dominar o próprio idioma



Sidney Silveira

AOS JOVENS

Vocês que têm interesse em se aprofundar nos estudos de qualquer ciência precisam, antes de tudo, dominar os recursos expressivos do próprio idioma. Sem esta base, tudo o que fizerem capengará.

Indico, como boa iniciação, as "Obras Completas" de MÁRIO BARRETO (notável sintaticista) encontráveis na Estante Virtual, assim como todos os livros de MANUEL SAID ALI que puderem adquirir.

Eu não poderia deixar de indicar também o curso "A Língua Absolvida", do Prof. Sergio Pachá, que tem inscrições abertas em sua segunda turma.

EIS O LINK DE INSCRIÇÕES:


Pachá é talvez o último dos homens de sólida formação clássica no cenário das nossas Letras — e ele não ocupar uma cátedra na universidade brasileira diz muito do estado paupérrimo em que a inteligência se encontra em terras tupiniquins.

Quem fez o curso em 2014 sabe muito bem o que estou a dizer.

Psicologia Dinâmica


Sidney Silveira

O jovem psicólogo Rafael De Abreu está fazendo mestrado internacional pela Universitat Abat Oliba (CEU), de Barcelona, com o Prof. Dr. Martín Federico Echavarría, amigo que se notabiliza por seu corajoso trabalho de resgate da obra de Tomás de Aquino no âmbito da psicologia. Aqui no Brasil, Rafael tem feito esporádico acompanhamento comigo relativamente ao arcabouço conceptual da psicologia do "Doctor Communis", que ele aplicará em sua terapêutica.

Sem inventar a roda, sem pretender ser original, ou seja, apenas aplicando a genial cartilha do realismo tomista, Abreu recorrerá aos princípios universalíssimos duma psicologia de base metafísica, alguns dos quais estão explicitados no seu site — abaixo indicado.

Aos amigos católicos, não custa lembrar que TRATAMENTO PSICOLÓGICO NADA TEM DE CONTRÁRIO À FÉ, pois se distingue do tratamento espiritual pelo âmbito formalmente distinto em que se dá. A propósito, quem dera muitos dos atuais diretores de almas apelassem aos princípios da psicologia do Aquinate.

Às demais pessoas, digo que é muito melhor recorrer a um psicólogo que está buscando aprofundar-se na tradição tomista do que cair nas mãos de algum terapeuta que contribuirá para a pessoa perder todas as suas bússolas psíquicas.

Rafael já está atendendo no Centro do Rio de Janeiro.

Os contatos dele estão no link desta postagem.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Camões em clima de bate-papo


Sidney Silveira

O MANANCIAL de conhecimentos literários do Prof. Sergio Pachá é algo que está a anos-luz de distância de qualquer coisa que se ensine contemporaneamente nas faculdades de Letras no Brasil.

O curso "'Os Lusíadas' de Luís de Camões: Catedral em Língua Portuguesa" é, pois, uma chance única para os jovens que pretendem contemplar o ápice estético do nosso idioma lançando mão das indicações de um guia seguro.

As inscrições para esta iniciativa pedagógica continuam abertas, ao custo mais que módico de R$ 51,02 mensais, em:


Neste breve vídeo, a conversa trata de certa contradição, apontada pelo estudioso António José Saraiva, entre o Camões humanista/pacifista e o Camões cristão/guerreiro.